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A InDrive, plataforma reconhecida globalmente por seu modelo de transporte por aplicativo baseado em lances, está lançando uma ambiciosa estratégia de super aplicativo focada em mercados fronteiriços. A iniciativa, que visa transcender os serviços de táxi e incluir a entrega de itens essenciais do dia a dia, representa um movimento significativo da empresa.
Inicialmente, o plano envolve a introdução de entregas de supermercado no Cazaquistão. Nos próximos doze meses, a InDrive planeja expandir-se para múltiplas verticais em seus principais mercados. Dentre eles, destacam-se Brasil, Colômbia, Egito, Paquistão, Peru e México. Essa transição ocorre em um contexto de sucesso notável: a empresa registrou mais de 360 milhões de downloads do aplicativo e 6,5 bilhões de transações globais, solidificando sua posição como o segundo aplicativo de transporte mais baixado do mundo, superado apenas pela Uber, desde 2022.
InDrive Expande Estratégia Para Virar Super Aplicativo Global
De acordo com Andries Smit, diretor de crescimento de negócios da InDrive, em entrevista exclusiva, o aumento na frequência de uso dos clientes se traduz em maior tempo de permanência no ecossistema da plataforma, tornando-os mais valiosos e fiéis. A escolha pela entrega de supermercado como primeiro passo de expansão veio após o segmento de entregas da InDrive demonstrar um crescimento acelerado. Apenas em 2024, foram concluídos mais de 41 milhões de pedidos em todo o mundo, com mais de 14 milhões somente no segundo trimestre de 2025, o que a coloca entre as categorias de crescimento mais rápido no portfólio da empresa.
Primeiros Resultados e Modelo de Negócio no Cazaquistão
Com sede em Mountain View, Califórnia, a InDrive já lançou seu serviço de entrega de supermercado no Cazaquistão. A oferta inclui mais de 5.000 produtos e promete entrega em até 15 minutos. Os testes iniciais neste país da Ásia Central resultaram em um Net Promoter Score (NPS) de 83%, indicando alta satisfação dos clientes. A empresa também observou uma média de cinco pedidos de supermercado por usuário por mês.
Smit detalhou que a InDrive está empregando um modelo de “dark store” para as entregas de supermercado no Cazaquistão. A maioria dos itens comercializados são refeições prontas, com cerca de 10% consistindo em produtos frescos. Essa abordagem faz parte da estratégia para impulsionar a retenção de clientes. Ele acrescentou que o modelo será adaptado a outras regiões, onde a empresa está aberta a parcerias locais, especialmente em mercados com uma densa rede de pequenos comércios. Embora sem revelar detalhes, Smit informou que a InDrive aumentou em 30% o número de dark stores no país desde agosto.
A Relevância do Cazaquistão na Estratégia Global
A InDrive opera atualmente em 982 cidades, distribuídas por 48 países globalmente, e lidera o mercado em oito deles. A escolha do Cazaquistão como o primeiro mercado para essa incursão em super aplicativos não foi aleatória. Smit explicou que a decisão foi tomada em função do grande aumento no número de consumidores que migram para o digital no país, que também é a maior economia da Ásia Central. Além disso, a InDrive possui sua maior força de trabalho no Cazaquistão, que serve como um centro crucial para suas operações de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Embora a InDrive não tenha divulgado métricas de crescimento específicas para suas operações no Cazaquistão, um relatório recente da Dealroom, publicado em parceria com o parque tecnológico Astana Hub, revelou um crescimento de 44% da empresa no país nos últimos doze meses. O mesmo relatório estimou o ecossistema tecnológico do Cazaquistão em 26 bilhões de dólares, um salto de 18 vezes desde 2019, o que evidencia um aumento notável na formação de startups locais, captação de recursos e desenvolvimento de serviços digitais.
Mesmo com a existência de outros aplicativos de entrega de supermercado no Cazaquistão, a InDrive busca conquistar o mercado prioritariamente por meio de preços acessíveis. A meta é ser o “Aldi dos supermercados online”. Smit destacou que existem desafios de acesso e desigualdade, inclusive no acesso a determinados alimentos. Ele observou que “alguns de nossos consumidores mais conscientes do custo acabam não comprando nos lugares certos ou não adquirindo os produtos certos, e eles reconhecem isso, mas sentem que não têm outra escolha.”
Aprendizados e Adaptações de Super Aplicativos
Muitas empresas tentaram, e falharam, em criar super aplicativos. Enquanto algumas, como WeChat e Gojek, obtiveram sucesso, outras, como a Meta, não conseguiram ganhar tração significativa. Smit, que trabalhou com o WeChat em seu cargo anterior em 2016, testemunhou a eficácia da experiência integrada no aplicativo chinês. Ele afirmou que, ao aproveitar sua experiência e utilizar recursos de inteligência artificial, a InDrive planeja consolidar sua estratégia de super aplicativo. A integração de IA busca proporcionar personalização aos usuários e tornar os serviços acessíveis a pessoas com deficiência e indivíduos com menor nível de alfabetização.
Em novembro de 2023, a InDrive anunciou a criação de um braço de capital de risco e fusões e aquisições, com o objetivo de investir até 100 milhões de dólares nos próximos anos. Smit revelou que cerca de 30% desse valor já foi destinado à estratégia de super aplicativo. Como parte desse empreendimento, a empresa investiu na startup de supermercado paquistanesa Krave Mart em dezembro. Contudo, não há um cronograma definido para quando o aplicativo da InDrive passará a oferecer entregas de supermercado aos usuários no Paquistão.
InDrive e a Concorrência Global
A Uber, principal concorrente da InDrive, também expandiu seu portfólio de serviços, adicionando verticais como entrega de alimentos por meio do Uber Eats em mercados selecionados. Smit salientou que a InDrive visa um segmento de clientes distinto – um que a Uber geralmente não atende – embora haja alguma sobreposição em certas regiões. “De modo geral, nós realmente apoiamos e atendemos um consumidor consciente do custo”, pontuou.

Imagem: techcrunch.com
Além dos mercados fronteiriços como o Cazaquistão, a InDrive opera na Índia há algum tempo, competindo tanto com a Uber quanto com players locais como Ola e Rapido. No entanto, a empresa não conseguiu o mesmo destaque na nação sul-asiática. A Uber inclusive chegou a testar uma versão do modelo de lances da InDrive na Índia, tentando replicar a abordagem.
Dados da Appfigures, compartilhados com exclusividade, indicam que a InDrive registrou 1,07 milhão de downloads a menos no acumulado do ano até a mesma data de 2024, representando um declínio de 22,6%. Em contraste, a Uber adicionou 8,02 milhões de downloads, um aumento de 60,6%, enquanto a Ola ganhou 1,55 milhão, uma alta de 13,2%. A Rapido emergiu como o player de crescimento mais rápido, com 14,9 milhões de downloads adicionais, uma impressionante alta de 80,9%. “A Índia é um enigma para nós”, admitiu Smit. “A Índia ainda está crescendo, e nós estamos focados — decidimos nos focar muito rapidamente em cidades-chave onde realmente acreditamos que queremos operar com força.”
A InDrive está testando diferentes modelos, principalmente no negócio de frete, embora seja conhecida por permitir que passageiros negociem valores com motoristas. Isso inclui diferentes mecanismos de pagamento para motoristas receberem diariamente e até mesmo a adoção de uma taxa específica, de acordo com Smit.
Desafios e Olhar para o Futuro
A InDrive enfrentou desafios iniciais e obteve sucesso limitado a princípio, inclusive em mercados como o Paquistão, onde mais tarde se tornou a plataforma de transporte líder após a saída da Uber. “Tivemos mercados adormecidos onde os mercados de certa forma oscilaram e, por algum motivo, talvez um dos concorrentes tenha falhado”, disse Smit. Mais de uma dezena de passageiros e motoristas na Índia expressaram preocupações com a segurança como motivo principal para não preferirem mais a InDrive. Alguns motoristas relataram que o modelo de lances do aplicativo foi explorado por passageiros e, em alguns casos, até por outros motoristas que se passavam por passageiros para assediar seus colegas por meio de negociações agressivas.
Smit reforçou que a empresa prioriza a segurança e o atendimento ao cliente. “Sim, precisamos fazer muito mais para abordar essa percepção de segurança e para ensinar e educar nossos motoristas e passageiros”, declarou. A InDrive planeja ampliar sua oferta de super aplicativo, lançando novos serviços adaptados às necessidades dos mercados locais. Smit revelou que isso poderia incluir serviços financeiros. Um exemplo já está ativo em mercados como Brasil e México, onde motoristas podem acessar pequenos empréstimos por meio do aplicativo de transporte. A empresa está explorando formas de estender isso aos passageiros e, potencialmente, a pequenas empresas envolvidas em entregas, acrescentou o executivo.
A companhia também planeja explorar um serviço que possibilite a micromobilidade, permitindo que seus consumidores se conectem com negócios locais e serviços de transporte público. “Queremos ser específicos para cada cidade, e pode ser um leque de diferentes serviços”, afirmou Smit. “Queremos capturar as principais verticais para as quais temos capacidade, que conhecemos e estão muito próximas do nosso core. Mas se não tivermos experiência em operar, para esses tipos de serviços, definitivamente faremos parceria com o player certo.”
Com sua ousada transição para um super aplicativo, a InDrive demonstra a intenção de ser mais do que uma plataforma de transporte, visando integrar serviços essenciais no cotidiano de seus usuários. Para acompanhar as últimas tendências e desenvolvimentos em economia e tecnologia em mercados emergentes, continue explorando o conteúdo do nosso portal.
Image Credits: Dealroom
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