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A empresa Arc Boats, Conquista Contrato de US$ 160 Mi para Rebocadores Elétricos. A startup de Los Angeles, fundada em 2021 por ex-funcionários da SpaceX, consolidou-se inicialmente com o design arrojado de suas embarcações esportivas. Contudo, a companhia agora avança significativamente em um segmento menos glamuroso, porém de extrema importância, ao assegurar seu primeiro grande pedido no mercado de rebocadores, avaliado em impressionantes 160 milhões de dólares.
O anúncio feito nesta quarta-feira detalha a assinatura de um contrato substancial com a Curtin Maritime, uma operadora de rebocadores e barcaças. O acordo prevê a entrega de oito novos rebocadores elétricos híbridos, que deverão iniciar suas operações nas águas do porto de Los Angeles em 2027. Cada uma dessas embarcações está avaliada em aproximadamente 20 milhões de dólares. A construção dos rebocadores será realizada pela Arc em colaboração com o estaleiro Snow & Co., marcando uma expansão notável para a jovem empresa.
Arc Boats Conquista Contrato de US$ 160 Mi para Rebocadores Elétricos
Especificamente, as unidades encomendadas são conhecidas como rebocadores de apoio a navios, essenciais para auxiliar no posicionamento de gigantescos cargueiros nas entradas e saídas de grandes portos como o de Los Angeles. Essas máquinas são cruciais para a logística marítima global. Mitch Lee, CEO e co-fundador da Arc, ressaltou em entrevista ao TechCrunch que, embora esses rebocadores sejam “máquinas geradoras de torque realmente impressionantes”, suas versões padrão operam com potentes motores a diesel. Esses motores, lamentavelmente, são responsáveis pela emissão de “carbono negro e óxidos de enxofre na atmosfera”, resultando em danos ambientais e colocando em risco a saúde das equipes que os operam a longo prazo.
De acordo com Lee, esses tipos de rebocadores figuram entre os veículos mais poluentes do planeta, se analisado o impacto por metro linear de embarcação. A proposta da Arc, que substitui majoritariamente as tradicionais usinas de energia a diesel por baterias e motores elétricos – com um sistema híbrido detalhado a seguir –, visa auxiliar as empresas de reboque a reduzir drástica e significativamente essa poluição. Essa mudança não apenas melhora a qualidade do ar, mas também posiciona as operadoras em conformidade com as regulamentações ambientais mais rigorosas que estão sendo implementadas globalmente.
O impacto desta iniciativa, conforme as expectativas de Lee, será tangível. Embora o contrato inicial com a Curtin se restrinja a oito rebocadores, o CEO destacou que existem aproximadamente 20 embarcações desse tipo em operação no porto de Los Angeles. Isso significa que este único acordo tem o potencial de cortar substancialmente as emissões de gases nocivos naquela região portuária vital para o comércio global. Para contextualizar, órgãos reguladores globais como a Organização Marítima Internacional (IMO) têm promovido intensivamente a adoção de tecnologias de propulsão limpa no setor.
Vantagens Operacionais dos Rebocadores Híbridos
A substituição da principal unidade de força – do diesel para a eletricidade – também proporciona benefícios notáveis em termos de espaço. Lee explicou que, de maneira semelhante aos carros de passageiros elétricos, que frequentemente oferecem mais espaço para as pernas e bagagem devido à simplicidade dos trens de força elétricos, o sistema híbrido da Arc permite a eliminação de componentes volumosos. Estruturas como grandes chaminés de exaustão, que normalmente ocupam uma área considerável nos rebocadores, podem ser descartadas.
Lee preferiu não entrar em detalhes sobre a utilização específica desse espaço adicional, alegando que tal informação poderia entrar no campo de segredos comerciais. No entanto, ele sugeriu que o ganho de área poderia ser direcionado para ampliar as acomodações da tripulação, um aspecto extremamente valioso, considerando que os trabalhadores dos rebocadores frequentemente vivem a bordo por turnos que podem durar até duas semanas. Além disso, a remoção das chaminés de fumaça aprimora significativamente a visibilidade para os operadores no passadiço, que é a torre de controle de onde o rebocador é pilotado, elevando a segurança e a eficiência.

Imagem: techcrunch.com
Tecnologia Híbrida e Eficiência: O Core da Inovação da Arc
Embora as embarcações anteriores da Arc fossem exclusivamente elétricas, refletindo a ambiciosa missão da empresa de eletrificar todas as embarcações, os novos rebocadores adotarão uma propulsão predominantemente elétrica. Segundo Lee, os motores entregarão mais de 4.000 cavalos de potência, extraída de uma robusta bateria de 6MWh instalada a bordo. Contudo, um gerador a diesel estará presente, mas será consideravelmente menor do que as unidades de energia encontradas em rebocadores convencionais. Lee esclareceu que este gerador só será acionado para auxiliar no carregamento da bateria durante viagens mais longas ou em cenários onde a infraestrutura de carregamento marítimo seja deficiente.
“Existe a opção de ligar esses geradores se for necessário; nunca queremos que um operador tenha que recusar um trabalho ou ficar preso devido à insuficiência de bateria a bordo”, afirmou Lee. Ele complementou que as missões típicas de rebocadores, geralmente curtas e regulares, são ideais para a propulsão elétrica. Adicionalmente, considerando a simplicidade inerente aos sistemas de propulsão elétrica, espera-se uma redução no tempo de inatividade para manutenção das embarcações da Arc. Combinando esse fator com a economia advinda da redução do consumo de combustível, Lee expressa confiança de que os rebocadores da Arc apresentarão uma proposta altamente vantajosa para as operadoras do setor.
O Futuro dos Rebocadores e o Papel da Arc Boats
Existe, contudo, uma diferença fundamental entre a nova oferta da Arc e seus barcos esportivos: Mitch Lee não possui licença para testar legalmente os rebocadores de grande porte. Lee, que passou horas manobrando o Arc One, Arc Sport e Arc Coast – possivelmente na companhia de investidores celebridades da empresa, como Kevin Durant –, não pode pilotar essas máquinas imponentes, que exigem uma licença especial. Ele já operou, no entanto, o rebocador de menor porte, transportável por caminhão, anunciado anteriormente este ano pela empresa.
Essa restrição legal não diminuiu o otimismo de Lee em relação à vasta oportunidade de mercado. Ele observa que “existe todo esse alarido e entusiasmo em torno da construção naval e do setor marítimo atualmente, e muito disso está focado na defesa. Mas esta é uma parte incrivelmente importante da economia”, enfatiza. Lee destaca que “toda essa atividade comercial é mantida por esses ‘tratores na água’ que empurram e puxam navios para suas posições. E nós temos a oportunidade de modernizá-los de uma forma realmente atraente”. A transição para frotas mais sustentáveis representa um avanço essencial, alinhando a eficiência operacional com a responsabilidade ambiental no transporte marítimo.
O investimento da Curtin Maritime nos rebocadores elétricos híbridos da Arc Boats destaca um marco importante para a inovação no setor de transporte marítimo. Com um foco crescente em sustentabilidade e eficiência, a empresa Arc se posiciona como um player-chave na eletrificação de frotas comerciais, prometendo um futuro mais limpo e econômico para os portos. Para mais insights sobre o impacto econômico e as inovações tecnológicas no transporte, convidamos você a ler nossa categoria de Economia no Hora de Começar e aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.
Image: Arc
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