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Os robotáxis da Tesla em Nevada estão mais próximos da realidade, com a recente obtenção de uma nova permissão concedida pelo Departamento de Veículos Automotores (DMV) do estado. Essa autorização capacita a empresa a dar os primeiros passos nos testes de sua inovadora tecnologia de veículos autônomos em vias públicas, um movimento estratégico que foi inicialmente destacado pelo influenciador da Tesla, Sawyer Merritt. A iniciativa se desenrola aproximadamente dois meses após o CEO, Elon Musk, ter delineado as metas da companhia para expandir suas ambições em tecnologia autônoma além dos limites de Austin, alcançando diversos novos mercados.
A visão de Musk para a Tesla contempla uma significativa ampliação do seu serviço de veículos autônomos, buscando superar consideravelmente o escopo dos concorrentes. Durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre da Tesla, realizada em 23 de julho, o executivo expressou a expectativa de um aumento substancial na área de serviço. Ele indicou que, em breve, a Tesla estaria preparada para lançar operações em regiões como Bay Area, Nevada, Arizona e Flórida, além de outros locais. A estratégia consiste em progressivamente implementar o serviço de transporte autônomo na maior parte do território norte-americano, condicionada à obtenção das aprovações regulatórias e à comprovação robusta da segurança. O ambicioso objetivo é ter os robotáxis autônomos atendendo aproximadamente metade da população dos EUA até o final do ano, sempre em conformidade com as diretrizes e permissões regulatórias necessárias.
Tesla avança com robotáxis em Nevada: testes autorizados
Desde o início do verão, a Tesla tem oferecido viagens com SUVs Model Y totalmente autônomos na cidade de Austin, Texas. Inicialmente lançado no sul de Austin, o serviço de robotáxi, que inclui a presença de um funcionário da Tesla no banco do passageiro dianteiro para supervisão, foi gradualmente expandido para cobrir uma área maior da cidade, consolidando a experiência da empresa com veículos sem motorista em um ambiente urbano real antes de outras expansões.
O processo de entrada para a Tesla, ou qualquer empresa interessada em testar sua tecnologia de veículos autônomos nas vias públicas de Nevada, é notoriamente mais simplificado em comparação com a rigorosidade regulatória observada na Califórnia. Em Nevada, tanto a Tesla quanto outras companhias precisam preencher um formulário de registro para a permissão de testes. Esse formulário é então analisado e processado pelo Departamento de Veículos Automotores do estado. Após a avaliação, a agência reguladora emite um Certificado de Conformidade para testes, juntamente com conjuntos de placas de licença vermelhas específicas para cada veículo listado no pacote. Segundo Sawyer Merritt, a Tesla já recebeu esse certificado fundamental.
Representantes do DMV de Nevada não haviam respondido ao pedido de comentários da reportagem da TechCrunch sobre a aprovação, aguardando-se mais informações por parte da agência. Para atender às exigências, as empresas que testam veículos autônomos em vias públicas devem demonstrar comprovação de uma cobertura de seguro mínima de US$ 5 milhões, conforme estipulado pelas normas da agência estadual. Uma vez em operação nas estradas, é obrigatório que as empresas reportem ao DMV quaisquer incidentes de tráfego dentro de um prazo máximo de 10 dias, garantindo a transparência e a segurança nas operações.
Nevada se consolidou como um ambiente regulatório favorável para veículos autônomos, transformando-se em um polo de intensa atividade para o setor. Por anos, empresas como Motional e Lyft realizaram testes em vias públicas na cidade de Las Vegas. Além delas, a Nuro estabeleceu uma pista de testes fechada no estado, desenvolvendo e aprimorando suas soluções autônomas em um ambiente controlado. No entanto, é a Zoox, com seus inovadores robotáxis construídos sob medida e com design cúbico, que se tornou um símbolo de Las Vegas. No início daquela semana, a Zoox anunciou o lançamento de seu serviço de robotáxi para o público em geral. Contudo, as viagens iniciais seriam oferecidas gratuitamente até que a empresa obtivesse as devidas aprovações regulatórias para começar a cobrar pelos serviços, sinalizando a importância do arcabouço legal para a monetização das operações autônomas.

Imagem: Getty via techcrunch.com
É importante salientar que, caso a Tesla intencione operar um negócio comercial de robotáxis, a empresa precisará dar passos adicionais e obter aprovações específicas. Isso inclui a permissão da Autoridade de Transporte de Nevada para atuar como uma empresa de rede de veículos autônomos, um requisito essencial que se soma às diretrizes sobre veículos autônomos do Departamento de Transportes dos EUA para qualquer expansão em escala de serviços remunerados de transporte de passageiros em ambientes estaduais.
Em suma, a aprovação para testes em Nevada representa um avanço significativo para a Tesla em sua jornada de expansão global dos robotáxis, consolidando o estado como um campo de provas essencial. Para mais notícias sobre economia e inovações que moldam o nosso futuro, continue acompanhando a nossa seção de Economia em nosso portal.
Crédito da imagem: TechCrunch
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