OpenAI prepara dispositivos AI: alto-falante e óculos

Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

A OpenAI pode estar desenvolvendo uma família diversificada de dispositivos AI, que inclui um alto-falante inteligente, óculos, um gravador de voz digital e um pin vestível. Detalhes recentes, revelados pela publicação especializada The Information, indicam que a empresa estaria em um movimento estratégico para impulsionar sua incursão no universo do hardware, inclusive recrutando talentos e fornecedores que atuavam para a Apple.

Essas informações vêm à tona em um contexto de intensa expectativa para o mercado de inteligência artificial. A colaboração entre a OpenAI e Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, já havia gerado rumores sobre o lançamento de um hardware inovador. Agora, o escopo desse projeto parece se expandir, delineando uma visão mais ampla para a presença física da IA no cotidiano dos consumidores.

OpenAI prepara dispositivos AI: alto-falante e óculos

De acordo com fontes com conhecimento direto dos planos, um dos primeiros aparatos em consideração pela empresa seria similar a um alto-falante inteligente, porém, sem uma tela. Tal aparelho seria um diferencial em um mercado saturado de dispositivos com display, buscando uma interação mais focada na voz e na conveniência. Os rumores apontam que os primeiros produtos oriundos dessa iniciativa devem ser apresentados ao público entre o final de 2026 e o início de 2027.

Ainda segundo os relatos, a OpenAI tem considerado desenvolver outras inovações, como óculos de inteligência artificial, um pequeno gravador de voz e um pin vestível. A menção de óculos inteligentes retoma especulações anteriores, indicando que, embora Sam Altman, CEO da OpenAI, tivesse dito em maio que o primeiro dispositivo não seria um par de óculos, tal categoria pode estar planejada para um momento posterior ao lançamento inaugural. Altman vislumbrava, então, uma família de dispositivos nascidos da parceria com Ive, descrevendo o primeiro como um item de bolso, sensível ao contexto e sem tela – características que se alinham à descrição do alto-falante inicial.

A inclusão de um pin de AI na lista de possíveis desenvolvimentos surpreende alguns observadores do setor. Jony Ive, renomado por seu trabalho na Apple, já havia expressado ressalvas quanto ao desenvolvimento de wearables para o corpo e chegou a criticar publicamente o Humane AI Pin, um dispositivo vestível lançado recentemente. Além disso, relatos anteriores indicavam que Altman e Ive teriam considerado um dispositivo intra-auricular, item que não consta na atual lista de possíveis produtos divulgada.

Para dar vida a esses ambiciosos projetos de hardware de inteligência artificial, a criadora do ChatGPT, a OpenAI, já iniciou movimentos significativos na cadeia de suprimentos. A empresa teria fechado um contrato com a Luxshare e abordado a Goertek, ambas empresas-chave na montagem de produtos da Apple, para fornecimento de componentes como módulos de alto-falante. A Luxshare é uma das principais montadoras de iPhones e AirPods, enquanto a Goertek atua na produção de AirPods, HomePods e Apple Watches, demonstrando o nível de infraestrutura e expertise que a OpenAI busca para seus novos gadgets.

OpenAI prepara dispositivos AI: alto-falante e óculos - Imagem do artigo original

Imagem: OpenAI via theverge.com

Essa busca ativa por fornecedores na rede de suprimentos da Apple na China teria gerado preocupações na gigante de tecnologia de Cupertino. Informações não confirmadas, citando fontes familiarizadas com a situação, sugerem que a Apple chegou a cancelar uma reunião crucial com equipes de manufatura e cadeia de suprimentos na China no mês passado. O objetivo seria manter executivos na sede da empresa nos EUA, precisamente para evitar novas “deserções” para a OpenAI, refletindo a importância e o impacto da iniciativa de hardware da startup de IA.

O recrutamento de talentos também é uma peça-chave nesta estratégia. Colaboradores da Apple que atuavam na área de hardware de consumo têm migrado cada vez mais para a OpenAI desde o anúncio da parceria com a startup IO de Jony Ive. Tang Tan, atual chefe de hardware da OpenAI e ex-diretor de design de produtos da Apple, teria prometido aos funcionários atraídos da Apple um ambiente com menos burocracia e mais colaboração, de acordo com pessoas familiarizadas com o contato de Tang. Esse é um indicativo do poder de atração da OpenAI no mercado de tecnologia, oferecendo um novo palco para a inovação em inteligência artificial integrada ao hardware. Para uma perspectiva sobre como a indústria tech se move, veja as últimas análises no portal da Wired.

O panorama que se desenha para o futuro próximo com os dispositivos AI da OpenAI é de um avanço significativo na forma como interagimos com a inteligência artificial, expandindo sua presença do ambiente virtual para objetos cotidianos. Com Jony Ive liderando a estética e a experiência, e a força inovadora da OpenAI, a expectativa é por uma nova era de hardware. Quer ficar por dentro das próximas análises sobre o impacto dessas novidades e de outros desenvolvimentos tecnológicos? Explore a nossa seção de Análises e acompanhe as transformações que estão moldando o nosso mundo.

Imagem: OpenAI


Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Deixe um comentário

Share via
Share via