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O Design de Tablets em Alien: Earth Busca Inspiração no Passado, conforme revelado pelo designer de produção Andy Nicholson. Para a mais recente série do universo Alien, “Alien: Earth”, o responsável pela ambientação e tecnologia futurista olhou para equipamentos dos anos 70 e 80, destacando a influência do clássico televisor portátil Sony Watchman. A série, que se aprofunda nas origens tecnológicas e corporativas por trás da infestação dos xenomorfos, buscou um visual que ressoasse com o “futuro” imaginado na época do filme original de Ridley Scott.
Ambientada dois anos antes dos eventos do primeiro “Alien”, a trama de “Alien: Earth” explora a chegada de uma espaçonave Weyland-Yutani carregando criaturas extraterrestres que colapsa na Terra, precisamente em Prodigy City. Enquanto os cidadãos veem um desastre, o magnata Boy Kavaliar, CEO da Prodigy Corporation e proprietário da cidade, enxerga oportunidades lucrativas em seu conflito com sua rival, Yutani (interpretada por Sandra Yi Sencindiver). É nesse cenário de intriga corporativa e ameaça iminente que o design da tecnologia ganha destaque, refletindo o poderio e a distinção entre as companhias rivais.
Design de Tablets em Alien: Earth Busca Inspiração no Passado
Com um histórico em produções aclamadas como “Sleepy Hollow”, “Charlie and the Chocolate Factory” e “Gravity”, Andy Nicholson abordou o desafio de conceber o universo tecnológico de “Alien: Earth” com uma profunda compreensão da importância dos detalhes. Sua visão para a série, ambientada no passado distante da franquia, combinou o estudo da obra original de Ridley Scott com uma abordagem inovadora: reimaginar o futuro sob a perspectiva da década de 1970, quando “Alien” foi lançado pela primeira vez.
A Visão de um Futuro Analógico
Nicholson considerou “Alien” um marco na concepção do design de produção de ficção científica, especialmente pela maneira como elevou a arte de apresentar “caminhoneiros espaciais” em um cenário jamais explorado antes. Inspirado por essa originalidade, o designer procurou construir uma estética para “Alien: Earth” que evocasse o mesmo espírito, ao mesmo tempo que se mantinha fresca. Ele buscou as raízes do futuro imaginado daquele período, investigando como os designers de produtos e automotivos dos anos 70 visualizavam o porvir.
As viagens no tempo na trama, especificamente os flashbacks à vida na USCSS Maginot antes de seu acidente, são cruciais para estabelecer uma ponte visual com o filme original. As cápsulas de hipersono da nova nave, as áreas comuns e a sala de controle do Sistema Mãe, imediatamente remetem às cenas da tripulação da USCSS Nostromo. Nicholson não apenas utilizou essas similaridades como “easter eggs” para os fãs, mas as concebeu como um método para sublinhar a interligação profunda entre os dois capítulos da franquia. A ideia era criar uma frota de naves que pudessem coexistir visualmente, com os mesmos princípios de fabricação industrial da Yutani.
Da Indústria Automotiva aos Dispositivos Pessoais
A série não se limita apenas às naves, aprofundando-se na tecnologia terrestre. Enquanto Weyland-Yutani permeia a narrativa, a Prodigy Corporation de Kavaliar e seus synths (robôs humanoides com mentes de crianças em estado terminal) assumem um papel central. Nicholson foi desafiado a desenvolver uma linguagem de design exclusiva para a tecnologia da Prodigy que refletisse a percepção de futuro de 1979. Essa pesquisa o levou à exploração de designs automotivos europeus da época, particularmente franceses e italianos.
Nesse período, o design industrial, de móveis e de automóveis apresentava uma visão particular do futuro. Empresas como Citroën e Renault estavam inovando com painéis digitais e volantes de raio único. Essa estética “analógico-futurista” se tornou um alicerce para a tecnologia da Prodigy, manifestando-se de forma mais proeminente nos tablets robustos que a equipe de Kavaliar utiliza ao longo da primeira temporada.
O Impacto do Sony Watchman no Design das Tablets
Os tablets em “Alien: Earth” se distinguem de outras representações de tecnologia futurista na ficção científica. Longe de serem telas transparentes de CGI ou projeções etéreas, eles foram pensados para serem táteis, familiares e, ao mesmo tempo, retrô. A grande sacada veio da inspiração inesperada do clássico Sony Watchman, uma linha de televisores portáteis conhecidos por seu design único. Morritz Heinlein, o mestre de adereços da produção, encontrou um Watchman de 4 polegadas, em preto e branco e em pleno funcionamento. O aparelho utilizava um tubo de CRT que projetava a imagem numa tela diagonal e o espectador via o reflexo.

Imagem: Charles Pulliam via theverge.com
Essa abordagem esteticamente singular do televisor portátil foi a faísca que Nicholson precisava. A ideia foi adaptar a linguagem de design robusta e a sensação “de espessura” do clássico Sony Watchman, elevando-a para a escala de um tablet maior. O resultado foram dispositivos com um “ar estranho”, mas com um design reconhecível, que o público poderia acreditar que realmente existiria em um futuro como o imaginado nos anos 70, contrastando com as visões mais etéreas de tecnologia em outras obras de ficção científica.
Diferenciação Visual: Weyland-Yutani vs. Prodigy
A influência do design do Watchman não apenas conferiu uma identidade aos tablets da Prodigy, mas também serviu como uma ferramenta narrativa para diferenciar visualmente os produtos das duas megacorporações. Nicholson estabeleceu que a tecnologia produzida pela Weyland-Yutani apresentaria sempre telas com proporção 4:3, evocando a estética clássica dos monitores CRT antigos.
Por outro lado, os dispositivos da Prodigy exibiriam telas com proporção 16:9, inspiradas pelo surgimento desses monitores logo após o lançamento do filme original “Alien”. Nos filmes da época, essas telas mais amplas eram consideradas o que havia de mais moderno. Essa escolha estética foi aprimorada pela lenticularidade da tela do Watchman, que distorcia a imagem sob pressão. Nicholson incorporou essa característica ao UI dos dispositivos da Prodigy, conferindo-lhes uma singularidade visual que instantaneamente os tornava reconhecíveis e críveis como produtos da Prodigy.
O designer ressalta que essa abordagem trouxe uma base sólida para todos os monitores da Prodigy, garantindo que fossem imediatamente identificáveis como tablets, mesmo sendo “um pouco mais robustos” que os atuais. A primeira temporada de “Alien: Earth” foi exibida, com o seu final agendado para ir ao ar em 23 de setembro de 2025 no FX. A atenção aos detalhes de design contribui para a imersão em seu universo corporativo e de ficção científica.
A riqueza de detalhes e a meticulosa atenção ao design em “Alien: Earth” demonstram como a nostalgia e a engenhosidade podem criar um futuro convincente. A série solidifica sua identidade visual através dessas escolhas cuidadosas, tornando-se um marco para os amantes da ficção científica e do design de produção. Para explorar outras notícias e análises sobre o universo da cultura pop, tecnologia e o impacto de grandes corporações, convidamos você a continuar navegando em nosso portal.
Crédito da imagem: FX
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