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Startup Anode Arrecada US$9 Milhões Após Falência da Moxion. A Anode Technology Company, nova iniciativa de Paul Huelskamp, cofundador da extinta Moxion Power, anunciou a captação de US$9 milhões em financiamento semente. A startup emerge com o objetivo ambicioso de substituir geradores a diesel, concentrando-se em soluções de energia portátil, uma meta que a Moxion Power buscava atingir antes de sua falência, há pouco mais de um ano. Com o apoio financeiro e as lições do passado, Huelskamp e parte de sua antiga equipe visam finalizar o que iniciaram, mas com uma abordagem estrategicamente revisada para o mercado de energia móvel.
A falência da Moxion Power em 2024 representou um marco significativo no cenário da tecnologia climática. A empresa, focada em baterias portáteis para substituir geradores a diesel em locais como festivais e canteiros de obras, havia conseguido levantar mais de US$110 milhões em investimentos. No entanto, mesmo com um capital robusto, não foi suficiente para sustentar suas operações através do chamado “vale da morte” das startups. O resultado foi a demissão de mais de 400 colaboradores e a subsequente liquidação de todos os seus ativos.
Startup Anode Arrecada US$9 Milhões Após Falência da Moxion
A Anode Technology Company opera de forma discreta, mas a recente injeção de US$9 milhões em financiamento semente marca sua formal emergência no setor. A rodada de investimento foi liderada pela Eclipse, com Jiten Behl, parceiro da firma e ex-diretor de crescimento da Rivian, à frente do acordo. O retorno de Paul Huelskamp e de vários ex-funcionários da Moxion Power demonstra um comprometimento persistente com a visão original, agora materializada na Anode com uma estratégia reavaliada para o mercado.
O interesse de Behl pelo segmento de baterias portáteis e soluções energéticas alternativas foi acendido durante sua experiência na Rivian. Naquele período, a montadora tinha um acordo com a Amazon para fornecer 100 mil vans elétricas de entrega. Contudo, rapidamente se tornou evidente que o principal obstáculo não era o custo dos veículos, mas a deficiência da infraestrutura de carregamento necessária. Conforme Jiten Behl, para carregar 150 vans, “você precisa de uma mini usina de energia, e essa infraestrutura não existe nos depósitos”, destacando a demanda por soluções de energia que não dependam da rede tradicional.
A carência de infraestrutura adequada frequentemente leva empresas a recorrerem a geradores a diesel, uma prática ainda comum em grandes operações. Um exemplo citado é o da Waymo, que utilizava esses equipamentos em seu depósito em São Francisco. Este cenário ressalta que as empresas buscam ativamente “soluções independentes da rede que possam oferecer flexibilidade”, um nicho que a Anode Technology visa preencher com suas baterias móveis de alta capacidade. A demanda por geradores limpos e flexíveis é um ponto chave de exploração para o novo empreendimento.
No competitivo mercado de baterias móveis para carregamento de veículos elétricos, já existem outros players, como Sparkcharge e Power Sonic. Contudo, Paul Huelskamp defende que o diferencial da Anode reside em seu hardware integrado. A empresa projetou um inversor que é otimizado especificamente para os mercados-alvo, que incluem carregamento de veículos elétricos, canteiros de obras e eventos ao vivo. Essa abordagem visa oferecer uma solução mais coesa e eficiente, que integre os componentes de forma otimizada para o uso pretendido, garantindo maior adaptabilidade e performance.
A bateria móvel da Anode também apresenta uma configuração ligeiramente menor em comparação à unidade de 600 quilowatts-hora da Moxion. Huelskamp explica que essa característica, apesar de parecer contraintuitiva à primeira vista, facilita o carregamento em caminhões prancha e melhora a eficiência do transporte. “Estamos otimizando para o menor custo de energia entregue”, disse Huelskamp, detalhando que fatores como a quantidade de energia transportada por caminhão, o número de veículos e motoristas necessários e a quantidade de viagens influenciam diretamente nos custos operacionais. Uma pegada menor pode, de fato, permitir transportar mais energia em um único caminhão.
Entre as principais lições aprendidas pela equipe na Moxion, e agora aplicadas na Anode Technology Company, está a decisão estratégica de utilizar fabricantes contratados para produzir as baterias. Na Moxion, a empresa tentou internalizar todo o processo de fabricação, uma abordagem que se revelou excessivamente desafiadora para uma startup. “Uma das principais lições aprendidas é que é realmente difícil, como uma startup, assumir essa parte da [fabricação]”, reconheceu Huelskamp. Jiten Behl, o investidor líder, considerou essas experiências anteriores como um benefício crucial. “Estou recebendo o benefício, como investidor, de ter esses aprendizados já assegurados sem ter que pagar por isso”, afirmou, indicando a confiança nas decisões estratégicas da Anode.

Imagem: Getty via techcrunch.com
Enquanto depósitos de carregamento de veículos elétricos representam um mercado emergente, as indústrias de construção e eventos ao vivo já são consolidadas e tradicionalmente dependentes de geradores movidos a combustíveis fósseis. Estes equipamentos são, geralmente, dispendiosos e menos eficientes que grandes usinas de energia. Huelskamp enxerga nessa ineficiência uma oportunidade significativa para a Anode. “Estamos carregando nossas baterias a três, quatro, cinco centavos por quilowatt-hora, e a indústria está acostumada a pagar vários dólares por quilowatt-hora”, revelou, evidenciando o grande potencial de economia para os clientes que adotarem as soluções da Anode.
Além da eficiência no custo da energia, a Anode planeja utilizar inteligência artificial (IA) para otimizar suas operações, abrangendo desde o carregamento das baterias até a logística de entrega. Essa estratégia visa impulsionar a eficiência e, eventualmente, aproximar o custo da energia entregue da paridade com a eletricidade da rede convencional, embora Paul Huelskamp admita que dificilmente alcançará o mesmo patamar de preços fora do pico. Ele projeta que, “com o tempo, à medida que aumentamos nossas operações, criamos todas essas eficiências, diminuímos o custo da energia entregue e aproveitamos os declínios contínuos nos custos das baterias”, a Anode se aproximará significativamente do custo da energia fornecida pela rede.
A Anode Technology Company emerge, assim, como uma forte candidata no setor de energia portátil, buscando capitalizar a experiência passada de seu fundador e sua equipe para inovar. As lições aprendidas da falência da Moxion e um novo investimento de US$9 milhões posicionam a empresa para enfrentar os desafios de um mercado em evolução, buscando oferecer soluções energéticas eficientes e independentes da rede. Para saber mais sobre o cenário de startups de tecnologia e inovação, acompanhe as novidades do setor de tecnologia climática.
O surgimento da Anode Technology, sob a liderança de Paul Huelskamp, representa uma segunda chance com bases mais sólidas e aprendizados valiosos, visando revolucionar o fornecimento de energia em setores como o de veículos elétricos, construção e eventos. Fique por dentro de outras notícias e análises sobre o cenário econômico e o mercado de inovações em energia visitando nossa editoria de Economia para acompanhar os desdobramentos de negócios promissores.
Crédito da Imagem: TechCrunch
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