📚 Continue Lendo
Mais artigos do nosso blog
O Príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, declarou que pretende promover significativas alterações na monarquia quando se tornar rei. A afirmação foi feita em uma entrevista considerada por fontes próximas ao palácio como a mais transparente já concedida pelo herdeiro.
A conversa inusitada aconteceu com o renomado ator Eugene Levy, em Windsor, para o programa “O Viajante Relutante com Eugene Levy”, veiculado pela Apple TV+. Durante o diálogo descontraído, Levy indagou o Príncipe William a respeito de seu papel futuro como monarca.
Príncipe William: Reformas na Monarquia Estão em Sua Agenda
“Creio que é seguro dizer que mudanças estão na minha agenda”, assegurou o Príncipe William, reiterando sua posição como próximo na linha sucessória ao Rei Charles III. Ele complementou que as transformações almejadas são para o bem, e que ele as abraça com entusiasmo, sem receios. A possibilidade de implementar tais modificações, que ele considera necessárias, embora não de forma radical, é um motor para o futuro rei.
Tradicionalmente, os membros da família real britânica mantêm uma postura formal e contida em entrevistas, geralmente realizadas em cenários suntuosos de palácios, com a presença de jornalistas experientes após semanas de preparo meticuloso. Contudo, essa entrevista em particular rompeu com o protocolo, revelando uma abordagem mais aberta e direta do Príncipe William, distante do estilo pré-estabelecido.
Durante o encontro, o Príncipe William conduziu Eugene Levy por um passeio pelo Castelo de Windsor, chegando de scooter elétrica, que ele utiliza para se locomover pelos vastos jardins. O príncipe chegou a revelar seu apreço pela franquia de filmes “American Pie”, onde Levy interpretou um personagem icônico. Abordando temas como sua história familiar e a importância de viver o presente, ele expressou: “Acho que, se você não tomar cuidado, a história pode ser um peso real e uma âncora ao seu redor, e você pode se sentir sufocado por ela e restringido demais. É importante viver o aqui e agora.”
William ponderou sobre o valor da tradição, mas fez questão de frisar que não hesita em questioná-la para assegurar que a monarquia permaneça pertinente. “Há momentos em que você olha para a tradição e se pergunta: ela ainda serve para o propósito atual? Ainda é a coisa certa a fazer? Ainda estamos fazendo e causando o maior impacto possível?”, indagou o príncipe. Ele enfatizou que seu desejo é questionar os status quo e otimizar o impacto das ações da monarquia.
Um funcionário do palácio, em declaração à BBC, reforçou a personalidade inquisitiva do príncipe, afirmando que William “não tem medo de perguntar como e por que as coisas são feitas. Se a resposta for ‘porque sempre fizemos assim’, ele simplesmente não a aceita.” Tal postura foi observada em sua atuação à frente do Ducado da Cornualha, a organização financeira que provê renda ao herdeiro do trono. Desde que assumiu, William demonstrou um profundo envolvimento na gestão, instigando mudanças, nomeando uma nova liderança e promovendo um forte foco em ações sociais, sem deixar “pedra sobre pedra”.
Outra fonte ligada ao palácio indicou que, uma vez no trono, William estará “profundamente envolvido na gestão da Monarquia”. Isso, contudo, não implica em alterações drásticas em eventos tradicionais e solenes. Cerimônias como a coroação, o desfile “Trooping the Colour” e o “Remembrance Sunday”, além dos jubileus e grandes celebrações, deverão ser mantidas como partes fundamentais do calendário real. A expectativa é que o Rei William imprima sua própria marca e método de atuação no reinado.
Na informalidade do encontro, o Príncipe William e Eugene Levy passearam pelos jardins de Windsor na companhia de Orla, a cadela da família, discutindo tópicos como a vida familiar, a criação dos filhos, a intrusão da mídia e até mesmo a paixão do príncipe pelo time de futebol Aston Villa. William respondeu sem hesitação quando questionado sobre seus filhos e sobre o tipo de rei que aspira ser, algo que, segundo especulações, ele seria mais reservado se as perguntas fossem de um jornalista convencional.

Imagem: bbc.com
Um tema particularmente sensível abordado pelo príncipe foi a pressão e o estresse enfrentados por sua família, especificamente os desafios impostos pelos diagnósticos de câncer de seu pai, o Rei Charles III, e de sua esposa, Catherine, a Princesa de Gales. “Coisas relacionadas à família me sobrecarregam bastante. Sabe, preocupação ou estresse com o lado familiar – isso me sobrecarrega bastante”, confessou ele.
A conversa culminou em um pub próximo ao castelo, o Two Brewers, onde Levy pediu uma cerveja Guinness e William optou por uma cidra doce. Nesse ambiente relaxado, William discorreu sobre como ele e Catherine têm amparado seus filhos diante da doença da mãe. “Tentamos garantir que damos a eles a segurança e a proteção de que precisam”, disse William a Levy. O príncipe enfatizou a importância de ser uma família aberta, que conversa sobre preocupações, mas que busca constantemente estar presente para as crianças, garantindo que “está tudo bem”.
Embora a entrevista não tenha tocado diretamente na relação de William com seu irmão, Harry, ele fez uma menção indireta ao expressar a esperança de que não haja um retorno às “práticas do passado em que Harry e eu crescemos”, referindo-se ao intenso escrutínio midiático vivido durante a infância. “E farei tudo o que puder para garantir que não vamos regredir nessa situação”, afirmou ele. Eugene Levy revelou à BBC sua surpresa com a franqueza do príncipe, descrevendo a ocasião mais como uma conversa pessoal do que um “furo de reportagem”. Ao final da conversa, enquanto encerravam o dia, o príncipe externou seu desejo de criar um mundo do qual seus filhos possam se orgulhar.
“Você sabe que a vida também é enviada para nos testar e, definitivamente, pode ser desafiadora às vezes, e ser capaz de superar isso é o que nos torna quem somos. Estou muito orgulhoso da minha esposa e do meu pai, pela forma como lidaram com o ano passado. Meus filhos também se saíram muito bem”, concluiu William, com uma nota de otimismo e resiliência familiar. As mudanças que William almeja para a monarquia parecem equilibrar o respeito pela tradição com uma visão moderna e profundamente pessoal de serviço e liderança.
Confira também: crédito imobiliário
Este mergulho inédito nas intenções do Príncipe William oferece uma perspectiva sobre o futuro da monarquia britânica sob sua eventual liderança. Fique por dentro de mais análises e notícias sobre personalidades e acontecimentos que moldam a sociedade na nossa editoria de Celebridade.
Crédito da imagem: AppleTV+/PA
Recomendo
🔗 Links Úteis
Recursos externos recomendados