NHTSA Investiga Software Full Self-Driving da Tesla por Falhas de Trânsito

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A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) iniciou uma investigação aprofundada sobre a tecnologia Full Self-Driving (FSD) da Tesla. A medida foi tomada após o recebimento de diversos relatos indicando que o software autônomo da montadora teria provocado infrações de trânsito, como avançar semáforos vermelhos ou invadir faixas opostas, colocando em risco a segurança viária.

A sonda da agência federal de segurança identificou mais de 50 notificações de incidentes relacionados a essas violações, com quatro delas resultando em ferimentos. Esta apuração representa uma das primeiras especificamente direcionadas ao sistema de assistência ao motorista FSD da Tesla. Anteriormente, a NHTSA já havia instaurado uma investigação sobre o FSD em outubro de 2024, em resposta a ocorrências de acidentes em cenários de baixa visibilidade.

NHTSA Investiga Software Full Self-Driving da Tesla por Falhas de Trânsito

Em abril de 2024, a mesma agência encerrou uma investigação sobre o sistema Autopilot, menos avançado da Tesla, após constatar 13 acidentes fatais ligados ao uso indevido do software. Paralelamente, uma investigação distinta, que avalia a eficácia de uma correção implementada pela Tesla no sistema Autopilot, permanece em andamento.

A abertura desta nova investigação coincide com o lançamento da versão mais recente do software Full Self-Driving, amplamente promovida por Elon Musk, CEO da Tesla, por meses. Esta nova iteração do FSD, segundo Musk, incorpora dados de treinamento obtidos durante o programa piloto limitado de “robotáxis” da Tesla, que está em operação na cidade de Austin, Texas.

O Escritório de Investigação de Defeitos (ODI) da NHTSA divulgou na última quinta-feira que recebeu ao menos 18 queixas de consumidores e um relatório da mídia alegando falhas do software FSD da Tesla em parar o veículo ou mantê-lo parado em semáforos vermelhos. Adicionalmente, o ODI apontou seis relatos vindos da própria Tesla, apresentados sob a Ordem Geral Permanente para Relatórios de Colisões (SGO), que exige das empresas a comunicação de informações sobre acidentes envolvendo veículos autônomos ou semi-autônomos.

A colaboração entre o ODI e a Autoridade de Transportes de Maryland, em conjunto com a Polícia Estadual local, já permitiu verificar se alguns dos problemas com semáforos vermelhos são recorrentes, uma vez que múltiplos incidentes relatados ocorreram na mesma intersecção em Joppa, Maryland. Conforme a NHTSA, a Tesla já implementou ações para solucionar a questão neste ponto específico.

No mesmo dia, o ODI também informou ter identificado 18 reclamações, duas reportagens da mídia e dois comunicados SGO da Tesla relativos a situações em que o FSD entrou em faixas de tráfego oposto durante ou após uma conversão, ultrapassou faixas duplas amarelas em linha reta, ou tentou entrar em uma via na direção errada, mesmo com a presença de sinalizações indicando o sentido proibido.

NHTSA Investiga Software Full Self-Driving da Tesla por Falhas de Trânsito - Imagem do artigo original

Imagem: Getty via techcrunch.com

Outros relatos investigados pelo ODI incluem seis reclamações, uma reportagem da mídia e quatro relatórios SGO onde um veículo Tesla com FSD ativado prosseguiu em linha reta por um cruzamento a partir de uma faixa de conversão, ou fez uma curva a partir de uma faixa de tráfego reto.

A agência observou que alguns dos incidentes notificados indicavam que o FSD executava uma mudança de faixa para uma pista de tráfego oposta com pouca ou nenhuma advertência ao motorista, limitando a oportunidade de intervenção humana.

O ODI abriu uma Avaliação Preliminar, que representa um dos primeiros passos que a agência pode tomar antes de eventualmente exigir um recall de veículos. A NHTSA busca concluir esse tipo de investigação em um prazo de até oito meses, embora não esteja claro se a paralisação do governo federal possa impactar o cronograma.

Vale ressaltar que o Departamento de Eficiência Governamental, liderado por Elon Musk, supostamente realizou cortes significativos na equipe de segurança de automação veicular da NHTSA no início deste ano, em um movimento que gerou controvérsia no setor.

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Esta investigação da NHTSA sobre o software Full Self-Driving da Tesla sublinha a importância contínua da supervisão regulatória sobre tecnologias autônomas, especialmente quando a segurança pública está em questão. Fique por dentro de mais análises e atualizações sobre o futuro da mobilidade e inovações tecnológicas acompanhando nossa editoria de Economia.

Crédito: TechCrunch


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