Waymo é investigada por dirigir perto de ônibus escolar parado

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Uma investigação federal sobre a Waymo foi instaurada após um de seus robotáxis ser flagrado manobrando ao redor de um ônibus escolar que estava parado com as luzes vermelhas piscando, em um incidente preocupante. A atuação dos veículos autônomos tem sido constantemente monitorada por agências reguladoras, e este novo episódio reforça a atenção sobre a segurança e o cumprimento das normas de trânsito em vias públicas.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos Estados Unidos, por meio de seu Escritório de Investigação de Defeitos (ODI), anunciou formalmente a abertura do inquérito nesta segunda-feira. A decisão veio após a revisão de filmagens de um veículo autônomo da Waymo. O registro, datado do início de outubro, documenta o robotáxi manobrando perto de um ônibus escolar que estava desembarcando estudantes na cidade de Atlanta, Geórgia.

Waymo é investigada por dirigir perto de ônibus escolar parado

Conforme explicitado em um documento oficial do ODI, a investigação aprofundará a análise do desempenho do software de direção autônoma da Waymo em cenários que envolvem ônibus escolares parados. Adicionalmente, o foco estará em como o sistema é concebido para obedecer às regulamentações de trânsito específicas relacionadas a este tipo de veículo. A NHTSA ressaltou, com base em seu diálogo prévio com a Waymo, que há uma “alta probabilidade” de que outros incidentes similares já tenham ocorrido anteriormente, indicando uma possível falha recorrente.

O incidente envolveu o robotáxi da Waymo atravessando perpendicularmente a parte frontal do ônibus escolar, movendo-se de sua lateral direita. Em seguida, o veículo autônomo fez uma curva à esquerda, contornando a frente do ônibus e prosseguindo pela via. A empresa defendeu-se alegando que o ônibus bloqueava parcialmente a saída de uma garagem, o que, segundo ela, impediu que o robotáxi detectasse as luzes piscantes de parada ou o sinal de “Pare”. No entanto, a Waymo não forneceu uma resposta imediata sobre a visibilidade dos estudantes que desciam do ônibus ou do braço de controle do veículo.

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Waymo declarou que “A segurança é nossa principal prioridade, enquanto fornecemos centenas de milhares de viagens pagas totalmente autônomas a cada semana em alguns dos ambientes de condução mais desafiadores dos EUA”. A empresa complementou citando dados que, em sua análise, mostram que seus veículos estão envolvidos em menos colisões em comparação com veículos dirigidos por humanos. O comunicado ainda adicionou que “A NHTSA desempenha um papel vital na segurança rodoviária, e continuaremos a trabalhar colaborativamente com a agência como parte de nossa missão de ser o motorista mais confiável do mundo.” Adicionalmente, a Waymo anunciou a implementação imediata de atualizações de software em sua frota para melhorar o desempenho dos seus veículos autônomos.

Crescimento e o histórico de segurança dos robotáxis da Waymo

Este período tem sido de intensa expansão para a Waymo. A empresa não apenas iniciou suas operações em Atlanta, mas também lançou seus serviços de robotáxis em Austin, ampliou sua cobertura no Vale do Silício e está conduzindo fases de testes em várias outras metrópoles, incluindo a cidade de Nova York. Seus testes se estendem também aos aeroportos de San Jose e San Francisco, com planos ambiciosos de lançamento em diversas cidades adicionais até 2026. Este processo de expansão exige que o sistema de direção autônoma enfrente e se adapte a uma vasta gama de novos cenários, embora seja esperado que o encontro com ônibus escolares, comuns em vias urbanas, já fizesse parte do repertório de aprendizado do sistema antes mesmo da expansão para Atlanta.

Waymo é investigada por dirigir perto de ônibus escolar parado - Imagem do artigo original

Imagem: techcrunch.com

Vale ressaltar que a atual é a mais recente em uma série de investigações abertas pela NHTSA envolvendo os carros autônomos da Waymo. Em 2023, a agência federal apurou incidentes em que veículos da Waymo demonstravam dificuldades ao interagir com barreiras rodoviárias, como portões e correntes, em condições de baixa velocidade. Essa investigação resultou em um recall de veículos em 2024, que a Waymo prontamente endereçou com uma atualização de software. No ano anterior, a agência já havia anunciado uma apuração centrada em relatos de que veículos da Waymo teriam dirigido na contramão ou invadido zonas de construção, sublinhando um padrão de escrutínio rigoroso por parte da agência federal de segurança rodoviária sobre o desenvolvimento e a implantação da tecnologia de direção autônoma.

Os desafios enfrentados pela Waymo, tanto em sua fase de expansão quanto no rigor regulatório da NHTSA, evidenciam a complexidade e a importância da segurança na tecnologia de veículos autônomos. Cada investigação contribui para o aperfeiçoamento dos algoritmos e para o reforço da confiança pública, moldando o futuro do transporte autônomo.

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Para acompanhar os próximos capítulos desta investigação e as últimas notícias sobre o desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas cidades, continue explorando nossa editoria de Cidades e mantenha-se atualizado sobre como a tecnologia está remodelando nosso cotidiano e o ambiente urbano.

Crédito da Imagem: TechCrunch


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