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TÍTULO: Acidente com Elevador da Glória em Lisboa: Brasileiro Entre os Feridos em Tragédia com 16 Mortos
SLUG: acidente-elevador-gloria-lisboa-brasileiro-ferido-16-mortos
META DESCRIÇÃO: Um brasileiro está entre os feridos em grave acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortes e múltiplos ferimentos. As autoridades investigam o caso.
PALAVRA-CHAVE: acidente bondinho Lisboa
Um cidadão brasileiro está entre as vítimas do grave acidente ocorrido na última quarta-feira, 3 de setembro, com o Elevador da Glória, um conhecido bondinho na cidade de Lisboa, Portugal. O descarrilamento do veículo, que resultou em pelo menos 16 mortes e deixou mais de 20 feridos, marcou um dos mais sérios incidentes de transporte público da capital portuguesa nos últimos tempos.
A confirmação da presença de um brasileiro entre os feridos foi dada à BBC News Brasil pelo cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Warley Candeas. De acordo com as informações consulares, o brasileiro, cuja identidade não foi divulgada e tampouco se foi estabelecido se se trata de turista ou residente no país europeu, recebeu atendimento médico no Hospital Amadora-Sintra e, felizmente, já recebeu alta. Contrariando uma nota divulgada anteriormente pelo Itamaraty na noite de quarta-feira, que afirmava não haver brasileiros entre as vítimas do acidente, a atualização do consulado reforça a constante necessidade de verificação e precisão das informações em situações de crise. O tema do descarrilamento do Elevador da Glória tem gerado grande repercussão, levantando discussões sobre a segurança dos transportes públicos históricos.
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Detalhes da Tragédia e Balanço de Vítimas
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, descreveu o ocorrido como “uma das maiores tragédias humanas da nossa história recente” em declaração nesta quinta-feira, 4 de setembro. Montenegro atualizou o balanço, confirmando a morte de 16 pessoas e informando que cinco indivíduos permanecem em estado crítico, recebendo tratamento hospitalar. Este número representa uma revisão para baixo do total de 17 mortes inicialmente informado pelas autoridades de Lisboa. A Proteção Civil de Lisboa esclareceu que a contagem prévia foi resultado de um registro duplicado de uma vítima em um dos hospitais da cidade.
Além das fatalidades, mais de 20 pessoas ficaram feridas no acidente. Deste grupo, cinco estão em situação grave, enquanto outros tiveram ferimentos que variam de moderados a leves. A imprensa portuguesa, incluindo o jornal Observador, relatou que as idades das vítimas feridas se situam principalmente entre 24 e 65 anos, mas uma criança de apenas 3 anos também sofreu ferimentos leves, destacando a amplitude do impacto da tragédia. Uma mulher grávida também esteve entre os feridos e recebeu alta, assim como dois cidadãos espanhóis envolvidos no incidente, segundo o governo da Espanha.
Diversidade das Vítimas e Primeiro Profissional Identificado
As autoridades portuguesas indicaram a presença de cidadãos de 10 diferentes nacionalidades entre os feridos. A lista inclui quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, além de um sul-coreano, um cabo-verdiano, um canadense, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino. Subsequentemente, foi adicionada a informação sobre o cidadão brasileiro que também se feriu e já teve alta. Os serviços de emergência também especificaram que entre os feridos havia sete homens e oito mulheres, representando a variedade de pessoas afetadas pelo ocorrido.
Entre as 16 vítimas fatais, o nome de André Marques foi o primeiro a ser divulgado. Funcionário português da Carris, a empresa que administra o Elevador da Glória, André era o responsável por controlar o freio do veículo acidentado. A Carris emitiu um comunicado lamentando a perda, descrevendo-o como um “profissional dedicado, gentil e feliz” que “desempenhou as suas funções com excelência” ao longo de seus 15 anos de serviço na empresa.
Além disso, relatos da imprensa portuguesa mencionaram uma família alemã de três pessoas que estaria a bordo do bondinho: o pai teria falecido no local, a mãe se encontra em estado crítico e o menino de três anos da família sofreu ferimentos leves. Outras informações divulgadas pela mídia local indicaram a morte de um homem de cerca de 50 anos e uma mulher na faixa dos 40, ambos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Investigações em Andamento e Primeiras Apurações
O acidente ocorreu por volta das 18h15 no horário local (14h15 em Brasília). Testemunhas relataram ter visto um cabo de segurança se romper, o que pode ter levado ao descarrilamento. A empresa Carris e as autoridades portuguesas abriram imediatamente investigações para apurar as causas exatas do ocorrido. A agência de notícias portuguesa Lusa informou que as equipes de investigação já concluíram as avaliações preliminares no local do acidente e esperam divulgar os primeiros resultados já na sexta-feira.
O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, juntamente com o primeiro-ministro Luís Montenegro, elogiou o trabalho dos socorristas, enfatizando que, sem a rápida e eficaz atuação deles, a dimensão da tragédia poderia ter sido ainda maior. “Portugal é e sempre foi uma nação feita de coragem”, disse Montenegro durante o pronunciamento, ao lado do prefeito Moedas, ressaltando a união do país em face do desastre. O prefeito acrescentou que, embora ainda seja prematuro fornecer maiores detalhes sobre as causas, a Carris foi orientada a realizar tanto uma investigação interna quanto uma externa.

Imagem: bbc.com
Testemunhos do Momento do Acidente
A violência do impacto foi descrita por diversas testemunhas. Uma mulher que presenciou o acidente disse à emissora SIC que o bonde descia a rua íngreme “a toda velocidade” antes de atingir um edifício. “Ele atingiu um prédio com força brutal e desabou como uma caixa de papelão. Não parecia ter freios”, descreveu ela, chocada com a cena. Outra pessoa, Teresa d’Avó, relatou ao jornal Observador que o veículo estava “descontrolado, sem freios” e que “todos nós começamos a correr porque achamos que (o bonde) ia bater no que estava lá embaixo”, mas ele acabou “caindo na curva e batendo em um prédio.” Ainda não foi totalmente esclarecido quantos dos mortos e feridos estavam dentro do bonde e quantos eram pedestres no momento do impacto.
O Elevador da Glória: História e Impacto nas Linhas de Transporte Público
O Elevador da Glória, oficialmente denominado “Ascensor da Glória”, é um dos símbolos de Lisboa e um marco histórico da cidade. Inaugurado em 1885, ele liga a movimentada Praça dos Restauradores, no coração da capital portuguesa, ao vibrante Bairro Alto. O percurso tem uma extensão de 275 metros e é concluído em aproximadamente três minutos, transportando 22 pessoas sentadas e 20 em pé. Dois veículos operam atualmente na linha.
Muito utilizado tanto pela população local quanto, e especialmente, por turistas, o bondinho é uma atração popular. Durante este fim de verão na Europa, Lisboa tem recebido grande número de visitantes, o que sugere que a capacidade turística do Elevador era alta no momento do acidente.
Como medida preventiva, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou a suspensão das operações de outras três linhas similares na cidade – os elevadores da Bica e do Lavra, e o bondinho da Graça – enquanto são realizadas inspeções rigorosas para garantir a segurança dos demais transportes. A diretora do Serviço de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, confirmou a paralisação preventiva das linhas.
Compromisso da Carris com a Manutenção
Em comunicado emitido após a tragédia, a Carris expressou profundo pesar e afirmou que “foram realizados e respeitados todos os protocolos de manutenção”. Segundo a empresa municipal de transporte público, os programas de manutenção mensal, semanal e as inspeções diárias são rigorosamente cumpridos. O presidente da Carris, Pedro Bogas, declarou à imprensa: “Temos protocolos rigorosos, excelentes profissionais há muitos anos, e precisamos entender o que aconteceu”, reafirmando o compromisso da empresa em cooperar com as investigações para elucidar as causas do acidente.
Este incidente recente, embora o Elevador da Glória já tenha sofrido um descarrilamento em maio de 2018 (sem vítimas), reforça a importância da fiscalização contínua e da modernização de infraestruturas históricas, que são essenciais tanto para o transporte cotidiano quanto para o apelo turístico de uma cidade como Lisboa.
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As investigações em andamento deverão esclarecer as circunstâncias exatas que levaram a essa perda trágica de vidas e aos múltiplos ferimentos, contribuindo para que medidas preventivas eficazes possam ser implementadas no futuro.
Fonte: BBC News Brasil
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