BlaBlaCar Índia: Gigante do Caronas Torna-se Maior Mercado Global

Blog
Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

O mercado de caronas na BlaBlaCar Índia: Gigante do Caronas Torna-se Maior Mercado Global tem apresentado um crescimento extraordinário. Atualmente, o país se destaca como o maior mercado da empresa francesa em termos de passageiros, marcando um retorno notável para uma plataforma que, em 2017, havia retirado suas operações locais por baixa adesão. Esse fenômeno é impulsionado por milhões de indianos que buscam uma alternativa de viagem intermunicipal mais econômica e sociável.

Um exemplo claro dessa transformação é o estudante Lavanya Jain, de 21 anos. Frequentemente, a cada dois fins de semana, Jain utiliza o aplicativo BlaBlaCar para se deslocar de Noida, nos arredores de Nova Delhi, até sua cidade natal em Kandhla, localizada no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia. Uma viagem de aproximadamente 120 quilômetros custa cerca de ₹500, o equivalente a US$6, uma fração significativa dos ₹1.500 a ₹2.000 (US$17 a US$23) que seriam pagos por um táxi particular. Jain, que já utilizou o serviço entre 40 e 50 vezes nos últimos dois anos, destaca o BlaBlaCar como uma maneira rápida, eficiente, acessível e confortável de viajar para aqueles que também apreciam conversar durante o percurso.

BlaBlaCar Índia: Gigante do Caronas Torna-se Maior Mercado Global

A expansão notável na Índia levou o país a se consolidar como o maior mercado global para a BlaBlaCar, com uma projeção de 20 milhões de passageiros este ano. Este número representa um aumento de quase 50% em comparação ao ano anterior e ultrapassa as expectativas para o Brasil e para a própria França, mercado de origem da empresa, que preveem 18 milhões de passageiros cada. A reversão do cenário é surpreendente, considerando que a BlaBlaCar havia encerrado seu escritório na Índia em 2017 devido à falta de tração. O sucesso atual foi alcançado predominantemente sem investimentos pesados em marketing ou uma equipe local, impulsionado, ao invés disso, pelo boca a boca, pela crescente penetração da internet móvel e pela ascensão dos pagamentos digitais e da posse de automóveis entre a classe média indiana.

A Índia conta com mais de 700 milhões de usuários de smartphones e experimentou um aumento significativo nos pagamentos digitais, que agora respondem por mais de 99% de todas as transações no país. O sistema Unified Payments Interface (UPI), apoiado pelo governo indiano, está no cerne dessa mudança. Somente em setembro, o UPI processou aproximadamente 19,6 bilhões de transferências, totalizando cerca de ₹24,9 trilhões (aproximadamente US$284 bilhões). Paralelamente, as vendas de automóveis também subiram, atingindo 4,73 milhões de veículos em 2024, um crescimento de 5,2% em relação aos 3,87 milhões do ano anterior, marcando um novo recorde.

Fatores de Crescimento e Retomada Estratégica

Outros elementos que contribuíram para o rápido crescimento da BlaBlaCar no mercado indiano incluem a capacidade limitada do transporte público em relação à sua população de mais de 1,4 bilhão de pessoas, e a expansão contínua da infraestrutura rodoviária que aprimora a conectividade entre cidades menores, áreas rurais e grandes centros urbanos. Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, mencionou em entrevista exemplos de usuários que, antes, voavam, tomavam trens ou simplesmente não viajavam, e agora conseguem fazer o mesmo trajeto de carro em cerca de três horas, desfrutando de uma experiência agradável.

A BlaBlaCar desembarcou inicialmente na Índia no início de 2015, estabelecendo um escritório em Nova Delhi. Contudo, enfrentou forte concorrência da Uber e da rival local Ola, que na época estavam experimentando e promovendo agressivamente seus próprios serviços de caronas compartilhadas (serviços que seriam suspensos durante os bloqueios da COVID-19). Diante da dificuldade em obter tração, a BlaBlaCar retirou sua equipe local em 2017. Apesar disso, o aplicativo permaneceu ativo, e a partir de 2022, o uso começou a crescer exponencialmente, saltando de 4,3 milhões de usuários em 2022 para os 20 milhões projetados para este ano.

Números e Perfis de Uso

Em média, a BlaBlaCar registrou cerca de 1,1 milhão de usuários ativos mensais na Índia este ano, atingindo um pico de aproximadamente 1,5 milhão em agosto. Desse total, cerca de três quartos são passageiros, e os 25% restantes são motoristas. Atualmente, o país é responsável por aproximadamente 33% dos passageiros de caronas compartilhadas globais da empresa. Em termos de viagens, a Índia demonstrou o maior crescimento, com 13,5 milhões de trajetos concluídos até 30 de setembro, em comparação com 9,1 milhões no mesmo período do ano anterior. O Brasil permaneceu ligeiramente à frente, com 14 milhões de viagens este ano, em comparação com 11,7 milhões em 2023, enquanto a França ficou em terceiro lugar, com 5,6 milhões de viagens, mantendo-se estável.

Brusson afirmou que o “centro de gravidade” da BlaBlaCar mudou de seus mercados iniciais na Europa Ocidental para regiões como Japão, Turquia e, cada vez mais, a Índia. Embora a BlaBlaCar ainda não gere receita diretamente da Índia, os motoristas na plataforma no país faturaram aproximadamente ₹713 milhões (cerca de US$8 milhões) somente em agosto. Em média, um motorista na Índia ganha cerca de ₹390 (aproximadamente US$4) por assento, para uma distância média de viagem de 180 quilômetros. Em contraste, os ganhos médios dos motoristas são de aproximadamente €15 (cerca de US$17) na França e aproximadamente €6,5 (cerca de US$7) no Brasil, mesmo com distâncias de viagem similares na Índia e no Brasil e mais curtas que a média francesa de 250 quilômetros. A diferença, conforme explicado pela BlaBlaCar, reflete o menor poder de compra local e as expectativas de compartilhamento de custos na Índia.

Adaptações e Desafios

Quase 70% dos usuários indianos da BlaBlaCar têm entre 18 e 34 anos, e cerca de 95% da atividade ocorre via aplicativo móvel. Aproximadamente metade de todas as viagens na Índia são realizadas nas 15 rotas intermunicipais mais movimentadas do país, enquanto a outra metade vem de fora dos 150 corredores principais, evidenciando uma adoção crescente para além das grandes metrópoles, estendendo-se a cidades menores. Entre as rotas mais movimentadas estão Pune-Thane e Pune-Nashik em Maharashtra, e Bengaluru-Chittoor em Andhra Pradesh, além de outras ligando centros urbanos de médio porte.

BlaBlaCar Índia: Gigante do Caronas Torna-se Maior Mercado Global - Imagem do artigo original

Imagem: techcrunch.com

Apesar de todo o crescimento na BlaBlaCar Índia, a empresa não tem planos de introduzir monetização no país em breve. Brusson explicou que a prioridade é gerar uso, e eles possuem a experiência de ter feito isso em outros mercados. No entanto, a BlaBlaCar planeja estabelecer um escritório local na Índia e realizar sua primeira contratação até o final deste ano ou no início do próximo. A empresa não considera plataformas de transporte por aplicativo como Uber e Ola como seus concorrentes na Índia, descrevendo-as como produtos orientados pela demanda, enquanto o BlaBlaCar é impulsionado pela oferta. Em vez disso, a concorrência principal são pessoas que dirigem seus próprios carros ou optam por trens e ônibus disponíveis.

A BlaBlaCar ainda enfrenta alguns desafios na Índia. As regulamentações estaduais sobre caronas compartilhadas são ambíguas, o que levou o serviço a ser examinado em algumas cidades. Alguns usuários, incluindo Jain, relatam dificuldade em contatar o suporte ao cliente da BlaBlaCar, que frequentemente responde com mensagens automáticas. A empresa informou que opera com um modelo misto, onde uma equipe local terceirizada gerencia a maioria das dúvidas diárias, e um grupo menor na sede de Paris cuida de questões complexas e controle de qualidade.

Para aumentar a confiança, a BlaBlaCar introduziu um recurso de verificação de identidade (ID Check) na Índia, que autentica usuários através de documentos governamentais – ferramenta posteriormente implementada globalmente. Contudo, foi observado que usuários ainda podem reservar ou publicar uma viagem mesmo com a verificação de ID incompleta. A empresa justificou que esta é uma escolha de design intencional para facilitar o engajamento de novos membros, e que a verificação de ID é apenas parte de uma estrutura mais ampla de confiança e segurança, dependendo de múltiplos mecanismos em camadas. A empresa adicionou que mais de 70% das viagens na Índia são feitas com motoristas que completaram a verificação de ID governamental, e que perfis totalmente verificados com foto e ID aumentam significativamente as chances de encontrar caronistas. Apesar disso, usuários relatam frustrações com cancelamentos de última hora por motoristas ou passageiros e a falta de um recurso de compartilhamento de localização em tempo real.

Para atender melhor aos usuários indianos, a BlaBlaCar adaptou seu produto, introduzindo funcionalidades como a lógica de ponto de encontro. Diferente de países como a França, que possuem zonas designadas para caronas, a Índia carece de áreas de embarque fixas. Motoristas e passageiros geralmente concordam em se encontrar em locais convenientes ao longo da rota, como postos de gasolina ou saídas de rodovias. O aplicativo agora sugere e exibe essas localizações usando algoritmos de aprendizado de máquina e informações dos usuários, ajudando a reduzir desvios e alinhando-se à infraestrutura local do país.

Confira também: crédito imobiliário

Globalmente, a BlaBlaCar prevê alcançar cerca de 150 milhões de passageiros este ano, incluindo os usuários de seus serviços de ônibus, operacionais em mercados como a França, mas ainda não disponíveis na Índia. Enquanto a BlaBlaCar amplia sua atuação mundial, a ascensão inesperada da BlaBlaCar Índia a posicionou no centro da próxima fase de crescimento da empresa. Continue explorando as últimas notícias sobre o setor econômico e a inovação em transportes em nosso portal.

Crédito da imagem: Jagmeet Singh / TechCrunch


Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados