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O filme Scarlet Brilha no TIFF 2025: Análise e Críticas é um dos grandes destaques que fecharam o Toronto International Film Festival deste ano. O editor de entretenimento Andrew Webster, renomado por sua cobertura em streaming, mundos virtuais e jogos Pokémon desde 2012 no The Verge, com mais de 4.000 histórias publicadas, compartilhou suas impressões finais após uma jornada intensa pelo festival.
Webster, que havia expressado dúvidas sobre conseguir comparecer ao último dia do evento, confirmou sua presença e, para sua satisfação, conseguiu assistir a um dos filmes mais aguardados: “Scarlet”, a mais nova criação de Mamoru Hosoda. Conhecido por seu aclamado conto de fadas no metaverso, “Belle”, Hosoda desta vez surpreende ao reimaginar “Hamlet”, entregando uma produção repleta de conceitos audaciosos e criativos.
Filme Scarlet Brilha no TIFF 2025: Análise e Críticas
A produção de Filme Scarlet se destaca no TIFF 2025. O crítico ressalta que, embora tenha apreciado grande parte da obra de Hosoda, o desfecho da animação deixou a desejar, por apresentar um final que, segundo ele, não se alinha perfeitamente com a narrativa construída ao longo da trama. Além de “Scarlet”, Andrew Webster conseguiu revisar outras duas produções importantes: um intenso thriller coreano de vingança/assalto e um filme norueguês que explora a conexão humana através da arte.
A trama de “Scarlet” transporta os espectadores para o século XVI na Dinamarca, onde acompanhamos Mana Ashida no papel da jovem princesa Scarlet. A vida da monarca vira de cabeça para baixo quando seu tio assassina o pai dela para usurpar o trono. A premissa central espelha a de “Hamlet”, a clássica obra de Shakespeare. No entanto, o diferencial de Hosoda reside no desenvolvimento da maior parte da narrativa em um “outro mundo” — um espaço pós-vida que não é nem céu nem inferno. Este lugar é retratado como um deserto inóspito onde os habitantes lutam pela sobrevivência e um antigo dragão colossal aterroriza os céus, fulminando as pessoas com relâmpagos. O elemento de fantasia em “Scarlet” é imponente, e a jornada da princesa em busca de vingança é apresentada de forma cativante.
A força da narrativa é inegável, à medida que “Scarlet” embarca em sua incansável busca por justiça. Contudo, é no seu terceiro ato que o filme se desfaz, culminando em um desfecho otimista que, para a perspectiva crítica de Andrew Webster, se mostra inadequado. A animação “Scarlet” tem estreia confirmada nos cinemas japoneses para 21 de novembro; contudo, informações sobre seu lançamento global ainda não foram divulgadas.
Project Y: O Thriller Coreano de Vingança e Assalto
Um dos outros filmes notáveis do Festival de Toronto de 2025 foi “Project Y”, um thriller coreano que combinava elementos de assalto e vingança. Embora o início do filme antecipe que os eventos culminarão de forma “relativamente OK”, a produção consegue manter um nível constante de suspense e imprevisibilidade. A história tem início com duas melhores amigas, interpretadas por Han So-hee e Jun Jong-seo, que após anos de trabalho árduo, estão prestes a se aposentar de seus empregos desagradáveis. No entanto, elas se veem envolvidas em uma série de golpes que resultam na perda total de suas economias.
Ao se depararem com a notícia de um tesouro escondido em dinheiro, a tentação é grande demais para resistirem. Conforme esperado, elas são descobertas e a trama, então, evolui para um modo de vingança intenso. Embora o enredo contenha alguns momentos de implausibilidade, “Project Y” se sustenta em uma tensão implacável, magnificamente reforçada pela interpretação de um vilão absolutamente impiedoso por Kim Sung-cheol. É crucial avisar os espectadores que o filme apresenta cenas de tortura bastante gráficas e violentas. Não há informações sobre um lançamento mais amplo para “Project Y” no momento.

Imagem: Sony Pictures Classics via theverge.com
Sentimental Value: Drama Norueguês Profundo
Para complementar a diversidade cinematográfica do festival, Andrew Webster assistiu a “Sentimental Value”, um drama norueguês que aborda as complexidades das relações familiares e o processo de cura. O filme explora a jornada das irmãs Nora (Renate Reinsve) e Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas) em lidar com um passado infantil turbulento, intensificado pelo retorno do pai ausente, Gustav (Stellan Skarsgard), à suas vidas após o falecimento da mãe. Dirigido por Joachim Trier, a mente criativa por trás do aclamado “A Pior Pessoa do Mundo”, a obra apresenta uma abordagem sutil, mas extremamente poderosa, que permite que os personagens compreendam seus traumas por meio da arte. Gustav é retratado como um lendário diretor de cinema, empenhado em realizar sua obra mais pessoal e íntima até então.
“Sentimental Value” é repleto de momentos tocantes e dolorosos, exemplificados por uma pergunta pungente de Nora à sua irmã: “por que a nossa infância não te arruinou?”. Contudo, a produção habilmente amarra todas as suas camadas de maneira genuinamente esperançosa e emocionante, oferecendo um vislumbre de superação. A distribuição teatral de “Sentimental Value” está agendada para 7 de novembro.
Com estas revisões, o Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2025 chega ao fim para Andrew Webster, que celebrou ter assistido e escrito sobre um total de 25 filmes neste ano. Apesar de algumas produções menos impactantes, a experiência geral foi bastante positiva. O futuro da Netflix parece promissor com títulos como “Wake Up Dead Man” e “Frankenstein”, embora Webster lamente a falta de opções para assistir esses filmes nas telonas. O estúdio Arco apresentou o que pode ser a animação mais deslumbrante do ano, e Park Chan-wook demonstrou estar em plena forma com “No Other Choice”. Além disso, Webster teve a oportunidade de conversar com o diretor Genki Kawamura sobre sua fascinante adaptação do cultuado jogo de terror “Exit 8”, que o Festival Internacional de Cinema de Toronto abarcou diversas nuances da cultura contemporânea.
Ao concluir sua jornada de coberturas, Andrew expressa sua gratidão aos leitores que o acompanharam ao longo do festival e, merecidamente, planeja tirar um longo e merecido descanso. A variedade e profundidade das produções apresentadas demonstram a riqueza do cinema atual, destacando as animações inovadoras como “Scarlet”, os dramas comoventes de “Sentimental Value” e os thrillers eletrizantes de “Project Y”, elementos cruciais para a análise de tendências na sétima arte. Para saber mais sobre a importância dos grandes festivais de cinema no cenário global, clique aqui e leia sobre o Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Este ano no TIFF 2025 foi marcado por uma explosão de criatividade e talento cinematográfico, reafirmando o papel do festival como vitrine de produções que desafiam e encantam. Continue acompanhando nossas notícias sobre filmes e as principais análises do universo cultural e de entretenimento para não perder nenhum lançamento e discussão. Acesse nossa editoria de Cultura para ficar por dentro das últimas novidades e tendências.
Scarlet. Imagem: Sony Pictures Classics
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