Instacrops Leva IA para Economia de Água na Agricultura ao Disrupt

Blog
Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

A Instacrops, startup chilena de tecnologia agrícola, está redefinindo os padrões de sustentabilidade ao aplicar inteligência artificial (IA) para otimizar o uso da água e aumentar a produtividade nas lavouras. Em um setor que consome cerca de 70% de toda a água doce utilizada globalmente – e que em países como Índia e Chile essa taxa pode facilmente ultrapassar os 90% –, a solução desenvolvida pela Instacrops se torna crucial. A empresa será destaque na edição de 2025 do TechCrunch Disrupt, em San Francisco, demonstrando seu sistema inovador que promete cortar o consumo hídrico em até 30%.

O problema da escassez hídrica na agricultura é uma realidade premente em diversas regiões do mundo, afetando desde grandes propriedades até pequenos produtores. Mario Bustamante, fundador da Instacrops e residente no Chile, relata que a falta de água representa um grande desafio em sua terra natal. Impulsionado por essa preocupação, sua visão transformou a Instacrops, inicialmente focada em sensores de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento de geadas, em uma pioneira na aplicação de software e inteligência artificial para resolver a crise hídrica do setor agrícola.

Atualmente, a empresa já atende 260 propriedades rurais, onde suas ferramentas de inteligência artificial não apenas permitem a Instacrops Leva IA para Economia de Água na Agricultura ao Disrupt, mas também elevam a produção das colheitas em até 20%. A apresentação da Instacrops na Startup Battlefield, parte do prestigiado evento TechCrunch Disrupt, que ocorre de 27 a 29 de outubro em San Francisco, é um testemunho da relevância e do impacto de sua tecnologia no cenário global.

A Transição para a Inteligência Artificial

O percurso da Instacrops é um exemplo notável de pivot estratégico em um mercado em constante evolução. Mario Bustamante detalhou a TechCrunch que a transição de um modelo centrado em hardware, com a implantação de sensores IoT para alerta de geadas, para um foco exclusivo em software e IA, foi um marco para a empresa. Essa mudança estratégica foi motivada pela commoditização do hardware e pela busca por uma solução mais escalável e de alto impacto na conservação de água na agricultura. Com a adoção da inteligência artificial, a Instacrops pôde otimizar suas operações, operar com uma equipe reduzida e, paradoxalmente, processar um volume de dados muito superior. Bustamante ressalta o avanço tecnológico: “Estamos processando mais ou menos 15 milhões de pontos de dados por hora. Quase 10 anos atrás, essa era a quantidade para um ano. Estamos reduzindo custos, membros da equipe e gerando mais impacto com menos”.

Tecnologia e Operacionalização da Economia de Água

O sistema da Instacrops foi projetado para ser altamente flexível e eficaz. Ele permite tanto a instalação de novos sensores IoT nas fazendas quanto a integração com as redes de sensores existentes dos produtores. A partir desses pontos de coleta, a tecnologia da startup extrai e processa dados cruciais para otimizar a irrigação. Os modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM) da Instacrops, desenvolvidos para a agricultura de precisão, ingerem mais de 80 parâmetros distintos. Entre eles estão a umidade do solo, umidade do ar, temperatura, pressão, dados de produtividade das culturas e o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), uma métrica vital de produtividade vegetal derivada de imagens de satélite.

Essas análises complexas culminam em recomendações precisas que são enviadas diretamente para os celulares dos agricultores. A Instacrops oferece um aplicativo de chatbot próprio, mas também integra suas advisories ao WhatsApp, uma ferramenta universalmente acessível. Bustamante projeta que, “no próximo ano, seremos 100% WhatsApp, porque é uma ferramenta universal para qualquer agricultor”. Para fazendas com infraestrutura tecnológica mais avançada, o sistema da Instacrops possui a capacidade de controlar os sistemas de irrigação diretamente, automatizando ainda mais a economia de água na agricultura.

Foco no Mercado e Modelo de Negócios da Instacrops

A Instacrops concentra suas operações em cultivos de alto valor na América Latina. Essa estratégia de nicho inclui o manejo e a otimização de culturas como maçãs, abacates, mirtilos, amêndoas e cerejas. Os produtores que buscam integrar essa solução pagam uma taxa anual por hectare de terra cultivada para acessar os valiosos insights de irrigação da startup. Este modelo de negócio baseado em assinatura permite que a Instacrops ofereça um serviço contínuo de otimização e suporte. A empresa chilena faz parte do seleto grupo da turma de verão de 2021 da Y Combinator, um dos mais renomados aceleradores de startups do mundo, e recebeu investimentos importantes de SVG Ventures e Genesis Ventures, reforçando sua credibilidade e potencial de crescimento no mercado de tecnologia agrícola.

Instacrops Leva IA para Economia de Água na Agricultura ao Disrupt - Imagem do artigo original

Imagem: Getty via techcrunch.com

Instacrops no TechCrunch Disrupt 2025

A participação da Instacrops no TechCrunch Disrupt é um evento aguardado no setor tecnológico e agrícola. O TechCrunch Disrupt, agendado para 27 a 29 de outubro em San Francisco, é conhecido por lançar novas startups e exibir tecnologias disruptivas. Como parte do programa Startup Battlefield, a Instacrops terá uma plataforma de destaque para demonstrar ao vivo como sua inteligência artificial está não só viabilizando a economia de água na agricultura, mas também promovendo um salto na eficiência e sustentabilidade da produção alimentar em escala global. Este é um momento crucial para a empresa apresentar suas inovações e buscar novas parcerias.

A urgência da otimização hídrica no setor agrícola é amplamente reconhecida, como evidenciado por organizações como a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que constantemente alertam sobre os desafios da água na produção de alimentos globalmente. Para aprofundar seu conhecimento sobre o uso de recursos hídricos na agricultura, você pode consultar dados da FAO, que destacam a importância de soluções inovadoras.

Confira também: crédito imobiliário

A Instacrops está se posicionando como uma força transformadora no agronegócio, demonstrando que a inteligência artificial pode ser uma aliada poderosa na busca por maior produtividade e sustentabilidade hídrica. A apresentação no TechCrunch Disrupt 2025 será uma oportunidade para o mundo testemunhar o potencial de suas soluções inovadoras. Continue acompanhando as novidades sobre tecnologia, sustentabilidade e negócios em nossa editoria de Economia para ficar por dentro dos avanços que moldarão o futuro do Brasil e do mundo.

Crédito da Imagem: Tim De Chant / TechCrunch


Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Deixe um comentário