Rivian Lança Bicicleta Elétrica Inovadora com Preço de US$ 4.500

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Rivian Lança Bicicleta Elétrica Inovadora com Preço de US$ 4.500

Rivian Lança Bicicleta Elétrica Inovadora com Preço de US$ 4.500

A aposta da montadora americana de veículos elétricos Rivian no segmento de mobilidade urbana ganha um novo e arrojado capítulo com o anúncio de sua própria linha de e-bikes. Batizada de Also TM-B, a bicicleta elétrica Rivian apresenta um design disruptivo, com tecnologias de ponta, prometendo redefinir a experiência de pedalada, mas seu preço de lançamento de US$ 4.500 levanta questões sobre seu alcance no mercado de bikes elétricas já competitivo. Este movimento ousado ocorre em um momento desafiador para a Rivian, que busca diversificar suas operações enquanto se prepara para o lançamento de veículos cruciais no próximo ano e enfrenta a volatilidade do mercado de EVs.

A gênese da empresa Also, responsável por estas inovações, remonta a um período anterior à própria fundação da Rivian. RJ Scaringe, fundador da Rivian, antes de se dedicar aos carros elétricos com foco em aventura, explorava a viabilidade de microcarros híbridos pedalados e outras soluções de transporte alternativo. Essa ideia, embora inicialmente abandonada por considerar o mercado muito nichado, permaneceu como uma inspiração fundamental para a busca por formas de mobilidade sustentáveis e versáteis. O conceito de uma minicar Rivian era visto por Scaringe como algo “muito legal”, embora impraticável para a época, conforme reportado por Andrew J. Hawkins em artigo publicado. Cerca de quatro anos atrás, o CEO buscou a colaboração de Chris Yu, então CTO da Specialized, para formar uma iniciativa secreta com foco em ideias movidas a pedal.

Rivian Lança Bicicleta Elétrica Inovadora com Preço de US$ 4.500

A concretização dessa visão chegou com a apresentação oficial da Also. Esta empresa recém-surgida revelou sua primeira gama de produtos, incluindo a modular bicicleta elétrica Rivian TM-B, um quadriciclo com propulsão a pedal e um capacete inovador projetado para mitigar significativamente os riscos de lesões cerebrais em acidentes. Para a Rivian, essa diversificação representa uma iniciativa de alto risco. A montadora está atualmente lidando com uma projetada redução nas vendas de veículos elétricos após a expiração de um crédito fiscal federal de US$ 7.500 nos EUA e se prepara para a introdução crucial do veículo R2. Embora esses esforços possam reverter sua sorte, a empresa ainda não alcançou um trimestre lucrativo e enfrenta sérias preocupações sobre sua capacidade de superar os próximos meses enquanto o mercado de EVs desacelera. A questão crucial permanece: seria este o momento ideal para ingressar no mercado de e-bikes?

Apesar dos riscos, a Also está bem capitalizada, tendo arrecadado recentemente US$ 105 milhões da Eclipse Ventures. A startup atraiu talentos de gigantes da tecnologia e do segmento de bicicletas, como Apple, Google, Specialized, Tesla, REI Co-op e Uber. Sua abordagem verticalmente integrada, similar à da Rivian, pode proporcionar vantagens significativas em termos de controle de custos. A visão da Also, entretanto, vai além das e-bikes, englobando a perseguição de diversas formas de veículos “sub-carro”, repensando completamente a bicicleta como uma plataforma para inovações adicionais, segundo Scaringe.

Design Modular e Tecnologia Inovadora da TM-B

A bicicleta elétrica Also TM-B se distingue por sua estrutura modular, desafiando categorizações tradicionais. Sua arquitetura de quadro superior permite ao ciclista alternar rapidamente entre um selim convencional, um assento utilitário com bagageiro ou um banco no estilo moto, facilitando o transporte e a personalização. O espigão do selim possui uma fixação elétrica, podendo ser removido sem ferramentas por meio das configurações da tela da bicicleta, um processo que Chris Yu, agora presidente da Also, afirma ser possível em apenas três segundos.

O sistema de propulsão, batizado de Dream Ride pela Rivian, parece saído de um filme de ficção científica dos anos 80, com suas superfícies lisas e caixa translúcida em tom de roxo. Este sistema representa uma revolução na categoria “pedal-by-wire”, eliminando a conexão mecânica direta entre os pedais e o movimento da bicicleta. Em vez disso, o ciclista aciona um motor gerador nos pedais, que recarrega a bateria, enquanto um motor de tração separado na roda traseira é gerenciado por software e acionado por uma correia Gates Carbon. Embora a ideia do sistema pedal-by-wire já tenha sido explorada por anos, a Also da Rivian a abraçou totalmente.

Performance Aprimorada e Recarga Eficiente

O objetivo da Also com o sistema Dream Ride foi inovar radicalmente a transmissão tradicional de bicicletas, que se manteve convencional por mais de um século, mesmo com a chegada das bikes elétricas. Chris Yu explica que a meta era criar uma experiência acessível tanto para ciclistas experientes quanto para novatos. A e-bike Rivian opera de forma intuitiva, sem trocas de marchas, e com um modo adaptativo que ajusta continuamente a cadência preferida. Diferentemente de muitas e-bikes que oferecem até 4x de amplificação de força, as bicicletas da Also podem chegar a 10x, com um torque de 180 Newton-metros, superando até mesmo as mais potentes mountain bikes elétricas. Isso facilita o transporte de cargas pesadas e a superação de subidas íngremes, além de proporcionar uma aceleração robusta para percursos curtos que se assemelham ao uso de um carro.

O sistema Dream Ride oferece, ainda, a capacidade de emular uma bicicleta com relação fixa para aqueles que preferem essa sensação. Em um “modo trilha”, por exemplo, ele apresenta relações de marcha discretas (10, 12, 20 ou qualquer outro número) com trocas perfeitamente sincronizadas, eliminando falhas de câmbio, fazendo a bicicleta se comportar como uma mountain bike tradicional com marchas. O software também detecta automaticamente e compensa a inclinação para facilitar a subida. Além disso, mais de 90% da frenagem pode ser realizada por regeneração, o que reduz o desgaste das pastilhas e estende a autonomia, um conceito similar ao observado nos modernos veículos elétricos. Scaringe enfatiza a alta eficiência do sistema e a meticulosa calibração que replica com precisão a sensação de uma “bicicleta perfeita” a cada momento.

Bateria, Segurança e Conectividade Inteligente

A bicicleta elétrica Rivian vem com uma bateria removível disponível em dois tamanhos: uma versão padrão de 538 Watt-hora, oferecendo autonomia de até 96 km, com carga de 0 a 80% em duas horas; e uma bateria maior de 808 Wh, que proporciona até 160 km de alcance e carrega de 0 a 80% em duas horas e meia. Ambas as baterias possuem duas portas USB-C PD 3.1 Standard que fornecem 240W de energia bidirecional. Um display E Ink indica o nível da bateria de forma eficiente, consumindo pouca energia.

A Also TM-B integra uma arquitetura zonal desenvolvida internamente, espelhada nos carros da Rivian, que possibilita experiências conectadas, como o uso do celular como chave digital para desbloquear a bike. Quando um smartphone emparelhado se aproxima, a bicicleta elétrica reconhece o usuário, cumprimenta-o pelo nome e carrega suas configurações salvas. Os perfis de usuário também estão vinculados ao quadro superior modular, o que significa que, ao anexar um quadro específico, a bike se reconfigura automaticamente às preferências do ciclista. O sistema antifurto imobiliza automaticamente as rodas quando o usuário com o telefone emparelhado se afasta.

No painel, uma tela circular sensível ao toque de 5 polegadas, chamada Portal, exibe todas as informações essenciais para o ciclista, como navegação, nível de carga e modos de assistência. Para entretenimento, se o celular estiver conectado à bike, é possível reproduzir, pausar, mudar de faixa e controlar o volume por meio de um botão roxo e um controle giratório integrados ao guidão esquerdo (com a ressalva de usar com segurança!). A TM-B é uma e-bike Classe 3, atingindo uma velocidade máxima de 45 km/h. Um acelerador de polegar permite velocidades de até 32 km/h, onde as regulamentações permitirem. A bicicleta também dispõe de suspensão total, com um garfo invertido na frente, que, segundo Yu, permite que ciclistas menos experientes passem por buracos significativos a 40 km/h com mínima perturbação.

Outros Lançamentos: Quadriciclo e Capacete de Segurança

Além da TM-B, a Also apresenta o TM-Q, um quadriciclo assistido por pedal que pode ser adaptado tanto para uso comercial quanto pessoal. A versão comercial se assemelha às bikes de carga elétricas utilizadas por empresas como UPS e DHL, veículos que têm se multiplicado em áreas urbanas. A incursão da Rivian neste nicho é coerente, dada sua produção de vans elétricas para a Amazon e outras companhias.

O TM-Q também estará disponível em uma versão para consumidores, configurado como uma espécie de carrinho de golfe aberto. Com a crescente adoção de veículos elétricos de baixa velocidade em diversas comunidades, Yu acredita que a Also pode capturar uma fatia desse mercado a um custo mais acessível que as opções atuais. Ao oferecer um quadriciclo, a empresa visa atrair clientes que acham as bicicletas de carga estilo “bakfiets” (caixa frontal) complicadas de usar.

Por fim, a Also revela um capacete de ciclismo inovador, o Alpha Wave Helmet, projetado para reduzir drasticamente o risco de lesões na cabeça em caso de impacto. Ele incorpora a tecnologia Release Layer System, que diminui a energia rotacional transferida ao usuário, podendo reduzir a probabilidade de lesões cerebrais traumáticas em mais de 60%, conforme estudos independentes. O capacete ainda conta com luzes integradas, microfones e alto-falantes para chamadas e música seguras e sem uso das mãos.

Desafios e Ambições da Rivian no Mercado de Micromobilidade

Essa é uma estreia robusta de uma nova empresa que sinaliza que não é apenas um projeto vaidoso da Rivian. No entanto, ela também virá com um custo elevado: a edição de lançamento da bicicleta elétrica Also TM-B, que estará disponível na primavera de 2026, será vendida por US$ 4.500. Um modelo básico será comercializado por menos de US$ 4.000, com o preço exato a ser determinado, mas não estará disponível antes do final de 2026.

Será que um mercado de e-bikes já saturado precisa de outro modelo premium acima dos US$ 4.000? É uma pergunta válida que pode limitar o apelo da bike. Outras empresas de e-mobilidade, como Cake e VanMoof (que hoje é da McLaren Applied), já enfrentaram falências tentando gerar demanda para suas sofisticadas bicicletas. Consumidores americanos estão habituados a pagar menos que seus contrapartes europeus, e atualmente, os modelos mais populares nos EUA são e-bikes dobráveis e de pneus largos que custam em torno de US$ 1.000.

Ao ser questionado sobre o lançamento da Also, RJ Scaringe se mostra otimista e ciente dos desafios. O objetivo do novo empreendimento, ele explica, é transformar o campo fragmentado da micromobilidade, composto por pequenos projetos com baixo financiamento, em uma indústria robusta e bem capitalizada. Com um forte suporte financeiro, a Rivian espera alcançar uma mudança significativa, elevando o que muitas vezes foi um experimento secundário para grandes montadoras a um negócio sério e de larga escala, focado em soluções de mobilidade “sub-carro”. Scaringe compara a experiência a dirigir um Rivian: “Se os únicos EVs que você já dirigiu foram malfeitos, você notará a diferença imediatamente… a completude do pacote e da experiência é realmente atraente. E esperamos que as pessoas experimentem [a TM-B] e pensem: ‘Eu nem sabia que queria uma e-bike e agora quero comprar esta e-bike'”.

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A incursão da Rivian no setor de micromobilidade, por meio da Also e sua inovadora bicicleta elétrica Also TM-B, demonstra uma visão de futuro para além dos veículos automotores. Embora o preço e o mercado saturado apresentem obstáculos, a tecnologia e a proposta de uma experiência completa podem ser um diferencial para a marca. Acompanhe a nossa editoria de Automotivos para ficar por dentro das últimas notícias e análises sobre o universo da mobilidade elétrica e das inovações no transporte.

Crédito da imagem: Also

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