Microsoft and Asus’ new Xbox Ally handhelds launch on October 16th

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O Xbox Ally X.
O Xbox Ally X. | Foto: Tom Warren / The Verge

A Microsoft e a Asus definiram a data de lançamento para seus novos dispositivos portáteis Xbox Ally: 16 de outubro. Tanto o Xbox Ally quanto o Xbox Ally X estarão disponíveis no mesmo dia em diversos mercados globais. No entanto, as empresas ainda não abriram as pré-vendas nem revelaram os preços oficiais dos modelos.

A Microsoft também anunciou um programa de compatibilidade para dispositivos portáteis, visando identificar e otimizar jogos especificamente para a experiência nos novos Xbox Ally. Este programa busca garantir que os usuários possam desfrutar de uma vasta biblioteca de títulos com desempenho adequado e configurações pré-ajustadas.

Informações vazadas anteriormente sugeriram que o Xbox Ally poderia ser lançado por €599 (aproximadamente US$699), enquanto o modelo de ponta, Xbox Ally X, custaria €899 (cerca de US$1.049). Outros relatos, como o da Dealabs, indicaram preços de US$549,99 para o Xbox Ally e US$899,99 para o Xbox Ally X no mercado americano.

Apesar das expectativas, a Microsoft e a Asus optaram por revelar apenas a data de lançamento, adiando a divulgação de informações sobre preços e pré-vendas. As empresas prometeram que esses detalhes serão anunciados “nas próximas semanas”. A decisão de atrasar a comunicação dos preços pode estar relacionada a vazamentos anteriores ou a incertezas contínuas sobre tarifas nos Estados Unidos.

O lançamento em 16 de outubro abrangerá uma ampla gama de mercados importantes para a Asus e o Xbox. Os dispositivos estarão disponíveis na Austrália, Bélgica, Canadá, República Tcheca, China (apenas o Xbox Ally X), Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Irlanda, Japão, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Filipinas, Polônia, Portugal, Romênia, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e Vietnã.

Além desses mercados iniciais, há planos para introduzir os dispositivos portáteis no Brasil, Índia, Indonésia e Tailândia em uma fase posterior. Essa expansão demonstra a ambição da Microsoft e da Asus em tornar os Xbox Ally acessíveis a um público global, consolidando sua presença no crescente segmento de jogos portáteis.

Diferenças entre os Modelos e Especificações Técnicas

Os dois modelos do Xbox Ally são projetados para atender a diferentes necessidades de desempenho. O Xbox Ally branco é otimizado para jogos em 720p, oferecendo uma experiência fluida para a maioria dos títulos. Já o Xbox Ally X preto, mais potente, é direcionado para jogos em 1080p, proporcionando gráficos mais detalhados e imersivos.

Ambos os dispositivos compartilham a mesma tela de 7 polegadas com resolução de 1080p. A tela também apresenta uma taxa de atualização de 120Hz e suporte a VRR (Variable Refresh Rate), garantindo visuais suaves e sem rasgos, mesmo em cenas de ação rápida. Essa combinação de alta resolução e taxa de atualização contribui para uma experiência visual de alta qualidade em um formato portátil.

Em termos de hardware, o Xbox Ally é equipado com o chip AMD Ryzen Z2 A. Ele vem acompanhado de 16GB de RAM LPDDR5X-6400 e um armazenamento SSD M.2 2280 de 512GB. Essa configuração oferece um bom equilíbrio entre desempenho e capacidade para jogos e aplicativos.

O Xbox Ally X, por sua vez, apresenta especificações aprimoradas para um desempenho superior. Este modelo é alimentado pelo processador AMD Ryzen AI Z2 Extreme. A memória RAM é expandida para 24GB de LPDDR5X-8000, e o armazenamento interno é de 1TB em um SSD M.2 2280. Essas melhorias visam proporcionar maior poder de processamento e capacidade para lidar com jogos mais exigentes e multitarefas.

A tela inicial do Xbox Ally X.

Programa de Compatibilidade e Otimizações de Software

Juntamente com a confirmação da data de lançamento, a Microsoft detalhou seu programa de compatibilidade para dispositivos portáteis. Roanne Sones, CVP de dispositivos e ecossistema de jogos do Xbox, afirmou que a empresa trabalhou com estúdios de jogos para testar, otimizar e verificar milhares de títulos para compatibilidade com os dispositivos portáteis.

O objetivo é permitir que os usuários iniciem os jogos sem a necessidade de ajustes complexos nas configurações, ou exigindo apenas pequenas modificações. O programa categoriza os jogos em duas formas de compatibilidade para dispositivos portáteis: “Otimizado para Portátil” e “Principalmente Compatível”.

Jogos classificados como “Otimizado para Portátil” terão entradas de controle padrão, ícones precisos e a resolução de tela correta em modo de tela cheia, garantindo uma experiência pronta para uso. Já os títulos “Principalmente Compatíveis” podem exigir pequenas alterações nas configurações dentro do jogo para alcançar uma experiência ideal no dispositivo portátil.

A Microsoft também implementará um indicador de “Ajuste de Desempenho do Windows”. Este recurso informará aos usuários se um jogo é compatível e quão bem ele será executado no dispositivo, fornecendo uma expectativa clara de desempenho antes de iniciar o jogo.

Ambos os dispositivos Xbox Ally virão com a experiência de tela cheia do Xbox, desenvolvida pela Microsoft para aprimorar o Windows em dispositivos portáteis. Esta interface será o padrão de inicialização, com o ambiente de trabalho do Windows acessível, mas oculto, através de uma opção na interface do usuário da Xbox Game Bar. Essa abordagem visa simplificar a navegação e o acesso aos jogos para os usuários de dispositivos portáteis.

O alternador de tarefas no Xbox Ally X permite alternar para o ambiente de trabalho do Windows.

Melhorias de Desempenho e Recursos Futuros

A Microsoft está trabalhando para aprimorar a experiência de shaders no Windows com um novo recurso chamado “entrega avançada de shaders”. Esta funcionalidade pré-carregará os shaders dos jogos durante o download nos dispositivos Xbox Ally. O objetivo é permitir que certos jogos iniciem muito mais rapidamente e rodem de forma mais suave, eliminando as interrupções típicas causadas pela compilação de shaders no Windows.

Essa otimização é crucial para um dispositivo portátil, pois contribui para a vida útil da bateria e o desempenho geral. No entanto, ainda não foi especificado quais jogos suportarão essa funcionalidade no lançamento.

Outra inovação é o Automatic Super Resolution (Auto SR), que utiliza uma NPU (Unidade de Processamento Neural) para aprimorar a escala de jogos. Este recurso está previsto para chegar no início de 2026 no Xbox Ally X. A Microsoft planeja usar a NPU deste dispositivo para introduzir um recurso de “melhores momentos” que empregará modelos de IA para capturar automaticamente momentos de jogabilidade e torná-los facilmente compartilháveis com amigos ou em redes sociais.

Melhorias adicionais na experiência de acoplamento (docking) para os dispositivos Xbox Ally também estão a caminho. A Microsoft está trabalhando para “permitir uma configuração perfeita e de alto desempenho que suporte jogos em tela grande, Auto SR, emparelhamento intuitivo de controles, saída de vídeo otimizada e muito mais”, de acordo com Roanne Sones. Essas otimizações visam proporcionar uma transição suave entre o modo portátil e a experiência de console em uma TV ou monitor externo.

Os novos dispositivos Xbox Ally representam um passo significativo da Microsoft e da Asus no mercado de jogos portáteis, combinando hardware potente com otimizações de software para uma experiência de jogo versátil.

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