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O serviço de jogos online Roblox anunciou na quarta-feira sua decisão de expandir a tecnologia de estimativa de idade para todos os usuários e iniciar uma parceria com a International Age Rating Coalition (IARC). Esta iniciativa visa oferecer classificações de idade e conteúdo padronizadas para os jogos e aplicativos em sua plataforma, um movimento que acontece em meio a ações judiciais relacionadas à segurança infantil na plataforma.
A companhia planeja implementar o sistema de estimativa de idade para todos os usuários que acessam suas ferramentas de comunicação, incluindo chat de voz e de texto, até o final deste ano. Este processo envolve a análise de selfies dos usuários e a avaliação de suas características faciais para determinar a idade de forma estimada.
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Tecnologia de Estimativa de Idade Aprimorada
Essa tecnologia de estimativa de idade integra-se a outros sistemas existentes, como a verificação de idade por identidade e o consentimento parental verificado. De acordo com o Roblox, essa combinação proporciona uma aferição mais precisa da idade do usuário, representando um avanço significativo em comparação com a prática de solicitar apenas o ano de nascimento no momento da criação da conta. Além disso, a empresa tem planos de lançar sistemas adicionais que buscarão restringir ainda mais as interações comunicativas entre adultos e menores dentro de sua plataforma, reforçando o foco na segurança online. Para mais detalhes sobre as iniciativas da plataforma, explore nossos artigos sobre segurança infantil.
Padronização Global das Classificações de Conteúdo
A parceria com a IARC representa uma mudança substancial, pois o Roblox substituirá seus próprios rótulos de conteúdo e maturidade pelas classificações utilizadas por agências reguladoras globais. Isso significa que usuários em diferentes regiões verão os selos das respectivas autoridades de classificação.
Classificações Regionais em Detalhe
Por exemplo, jogadores nos Estados Unidos passarão a ver classificações da Entertainment Software Rating Board (ESRB). Na República da Coreia, as avaliações serão da Game Rating and Administration Committee (GRAC). Na Alemanha, a Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle (USK) será a responsável. Já para usuários na Europa e no Reino Unido, o sistema de classificação Pan European Game Information (PEGI) será o padrão.
O propósito deste sistema unificado é capacitar os pais, fornecendo-lhes informações claras e abrangentes sobre os tipos de jogos que seus filhos estão acessando. As classificações levarão em conta fatores que podem gerar preocupações, tais como a presença de sangue ou violência explícita, referências a substâncias, elementos de jogos de azar e linguagem imprópria para menores, entre outros.
Evolução das Medidas de Segurança da Plataforma
As recentes atualizações anunciadas seguem uma série de movimentos anteriores feitos pela empresa em julho, que também tinham como objetivo primordial a proteção de seus usuários mais jovens.
Novos Recursos de Proteção para Menores
Em iniciativas prévias, o Roblox implementou recursos de segurança importantes. Entre eles, destacou-se um sistema de verificação de idade que analisava a idade dos usuários através de selfies em vídeo. Esta informação é utilizada para restringir o acesso de usuários com menos de 13 anos a determinadas funcionalidades do Roblox, como o chat de voz e de texto sem filtros. Adicionalmente, o Roblox impôs restrições a usuários com idades entre 13 e 17 anos, impedindo-os de adicionar usuários às suas conexões de confiança a menos que os conheçam na vida real – um processo que o Roblox verifica através da importação de contatos ou varreduras de QR codes.
Essa linha de ação também reflete o crescente cenário de leis e regulamentações cada vez mais rigorosas em diversas partes do mundo. Essas normativas exigem que plataformas sociais verifiquem a idade de seus usuários, como é o caso da Lei de Segurança Online do Reino Unido e da lei de garantia de idade do Mississippi, nos EUA. Esta última já resultou na interrupção dos serviços da rede social Bluesky para usuários no estado, ilustrando o impacto de tais legislações. Leis similares estão em diferentes estágios de desenvolvimento em outros estados americanos, incluindo Arizona, Wyoming, Dakota do Sul e Virgínia.

Imagem: techcrunch.com
Investimento em Ferramentas de Segurança
Ao longo dos anos, o Roblox tem demonstrado um investimento contínuo em recursos de segurança. Um exemplo notável é o Roblox Sentinel, um sistema de inteligência artificial de código aberto projetado para identificar sinais precoces de perigo para crianças. A plataforma também oferece controles parentais abrangentes, ferramentas para restringir comunicações entre usuários e tecnologias sofisticadas capazes de detectar servidores onde um grande número de usuários está violando as regras da plataforma, permitindo sua rápida remoção.
Desafios Persistentes e Repercussões Legais
Apesar dos consideráveis esforços e investimentos da plataforma em segurança, a realidade mostra que predadores infantis ainda conseguem acessar a plataforma e direcionar-se a crianças. Tais incidentes são evidenciados por queixas apresentadas por órgãos como a Procuradoria-Geral de Louisiana, bem como por outras ações judiciais que tramitam em estados como Califórnia, Texas e Pensilvânia. Adicionalmente, uma reportagem recente do jornal The Guardian trouxe à tona os resultados de um estudo que revelou a facilidade com que crianças na plataforma Roblox ainda podem encontrar conteúdo inapropriado e interagir com indivíduos mal-intencionados.
Recentemente, um jogo de simulação agrícola bastante popular no Roblox, chamado “Grow a Garden”, ganhou destaque por uma prática que violava as regras da plataforma: seus jogadores começaram a comprar e vender itens virtuais em mercados online utilizando dinheiro real. Pais e outros observadores levantaram preocupações de que o jogo estaria atraindo crianças e as incentivando a gastar dinheiro para manter o ritmo com outros jogadores, gerando um debate sobre a Roblox segurança e idade nas transações.
Embora as alterações no sistema de classificações talvez não sejam suficientes para eliminar todas as experiências negativas, elas podem, ao menos, fornecer aos pais uma percepção mais aprofundada sobre os jogos que seus filhos estão acessando. Esta transparência é um passo crucial para auxiliar na tomada de decisões informadas e na promoção de um ambiente digital mais seguro.
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Em um comunicado oficial, Matt Kaufman, diretor de segurança do Roblox, reiterou o compromisso da empresa. Ele afirmou: “O Roblox está empenhado em criar uma plataforma segura para nossos usuários e em capacitar os pais para tomarem as melhores decisões para seus filhos. Estamos entusiasmados em fazer parceria com a IARC e esperamos que isso proporcione aos pais globalmente mais clareza e confiança em relação ao conteúdo apropriado para a idade.”
Fonte: TechCrunch
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