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A integração de robotáxis Waymo no transporte público de cidades americanas avança com uma nova colaboração. A Waymo, divisão de tecnologia autônoma do Google, e a Via, uma proeminente startup de tecnologia de trânsito, anunciaram uma parceria estratégica. O objetivo é incorporar veículos autônomos em redes de transporte público urbano, iniciando um projeto piloto inovador em Chandler, Arizona, um dos crescentes subúrbios da região metropolitana de Phoenix.
Este empreendimento pioneiro verá os robotáxis da Waymo fazerem parte integrante do serviço de microtrânsito local de Chandler, denominado “Chandler Flex”. Usuários deste sistema podem atualmente reservar viagens através do aplicativo Chandler Flex para serem transportados em um veículo compartilhado até seu destino. Este serviço já desempenha um papel crucial ao facilitar a conexão com as diversas rotas de ônibus da Valley Metro. A novidade é que, em um futuro próximo, esses mesmos usuários poderão ser combinados com veículos totalmente autônomos da Waymo, marcando uma fase experimental importante na integração da tecnologia de direção sem motorista à infraestrutura de transporte existente.
Robotáxis Waymo Iniciam Serviço em Transporte Público do Arizona
A operacionalização do novo serviço em Chandler será de segunda a sexta-feira, com horários de funcionamento estabelecidos entre as 6h da manhã e as 21h. Um dos pontos mais atrativos do programa reside na sua estrutura de custos. Viagens reservadas através do Chandler Flex custarão apenas US$ 2 para passageiros regulares. Há tarifas subsidiadas de US$ 1 para idosos e usuários de cadeiras de rodas, enquanto estudantes do ensino fundamental e médio poderão desfrutar do serviço gratuitamente. Esta iniciativa também se beneficia de uma funcionalidade recentemente implementada pela Waymo em Phoenix, que permite que adolescentes a partir dos 14 anos utilizem os serviços autônomos de forma independente, sem a supervisão de um adulto, expandindo significativamente a base de usuários potenciais.
Esta colaboração representa um potencial considerável para democratizar o acesso à tecnologia de veículos autônomos da Waymo. Embora moradores de Phoenix já pudessem solicitar um Waymo por meio dos aplicativos Waymo ou Uber por anos, com tarifas comparáveis às de corridas compartilhadas tradicionais com motorista, esta nova abordagem oferece algo distinto. As viagens autônomas em rotas planejadas, a um custo fixo e reduzido, prometem abrir as portas dessa tecnologia a um segmento demográfico da população que, de outra forma, talvez não pudesse experimentá-la, incluindo aqueles com menor renda ou que dependem exclusivamente do transporte público.
A operacionalidade do Chandler Flex é impulsionada pela tecnologia desenvolvida pela Via. A Via é reconhecida por sua especialização em fornecer softwares e serviços operacionais para cidades, agências de transporte, instituições de ensino e outras organizações que buscam aprimorar seus sistemas de mobilidade, combinando serviços de carona sob demanda com redes de transporte público já estabelecidas. A plataforma de software da Via oferece aos gestores de trânsito a capacidade de criar rotas flexíveis e adaptáveis em tempo real, baseadas na demanda dos passageiros, ao mesmo tempo em que garante a conformidade com as rigorosas exigências federais e os padrões de acessibilidade. Caso este modelo em Chandler demonstre sucesso e eficácia, tanto a Waymo quanto a Via planejam estendê-lo e apresentá-lo a outras cidades com necessidades similares de microtrânsito em todo o país.
Não é a primeira vez que a Waymo explora a interseção com o universo do transporte público. Em anos anteriores, a empresa conduziu experimentos focados em oferecer créditos aos passageiros que utilizavam seus robotáxis como um meio de conexão para estações de trânsito na área da Baía de São Francisco. Além disso, foram oferecidos descontos especiais para usuários de transporte público em Los Angeles, demonstrando um interesse contínuo em integrar seus serviços com as redes de mobilidade existentes e atender às necessidades urbanas mais amplas.

Imagem: Cath Virginia via theverge.com
No entanto, a introdução de veículos autônomos no setor público não é isenta de desafios e ceticismos. Muitos especialistas em transporte expressam preocupação com a possibilidade de que os veículos autônomos possam desviar passageiros dos serviços de trânsito público convencionais, o que poderia levar a cortes de serviço e impactar negativamente a infraestrutura existente. Além disso, a maioria dos usuários de serviços de transporte compartilhado busca uma viagem direta e ininterrupta, relutando em realizar transferências para outros modos de transporte. Soma-se a isso a questão da acessibilidade econômica: muitos usuários frequentes do transporte público, que tendem a ter rendas mais baixas, enfrentam dificuldades para arcar com os custos de inúmeras viagens em aplicativos de carona.
Neste cenário complexo, a opção do microtrânsito surge como uma solução inteligente para contornar algumas dessas desvantagens potenciais. Ao operar com rotas flexíveis e tarifas controladas dentro de uma rede pública, os robotáxis podem complementar, em vez de competir diretamente, com o transporte de massa. É importante notar que a Waymo não é a única empresa a vislumbrar essa estratégia. A May Mobility, outra startup de direção autônoma sediada em Michigan, já havia colaborado com a Via em Sun City, Arizona – uma comunidade de aposentados próxima a Phoenix – para conectar-se com potenciais passageiros, oferecendo veículos de uso gratuito durante a semana. No entanto, essa parceria específica com a May Mobility já foi encerrada.
O sucesso do programa piloto em Chandler será um indicador crucial para a viabilidade da integração mais ampla dos robotáxis Waymo no transporte público. Enquanto a tecnologia avança, discussões sobre os desafios regulatórios e a aceitação pública dos veículos autônomos continuam sendo pontos centrais para a expansão do setor. A experiência em Chandler será monitorada de perto por urbanistas, empresas de tecnologia e autoridades de transporte em busca de um modelo sustentável para o futuro da mobilidade.
Este desenvolvimento promete remodelar a paisagem da mobilidade urbana, tornando o transporte mais eficiente e inclusivo. Para ficar por dentro de todas as inovações e as últimas notícias sobre mobilidade e inovação urbana, continue acompanhando as publicações em nossa seção de Cidades e outras editorias do Hora de Começar. Há muito mais para explorar!
Crédito da imagem: Cath Virginia / The Verge, Getty Images
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