Sumble Recebe US$38.5M e Revoluciona Inteligência de Vendas

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A Sumble, startup sediada em São Francisco, anunciou recentemente a captação de US$38.5 milhões em investimento e emergiu oficialmente de seu período de stealth. Com foco em aprimorar a inteligência de vendas, a empresa busca resolver a lacuna entre a mera disponibilidade de dados e a necessidade crítica de contexto para equipes comerciais. Em um mercado já bastante competitivo, a proposta da Sumble é ir além das informações superficiais, oferecendo uma compreensão aprofundada sobre os movimentos e dinâmicas internas das companhias prospectadas, impulsionada por inteligência artificial.

Profissionais de vendas constantemente anseiam por informações detalhadas sobre clientes em potencial. Embora o segmento de inteligência de vendas esteja repleto de soluções que auxiliam na identificação de prospectos, coleta de dados, redação de propostas e acompanhamentos automatizados, a demanda por “contexto” de negócios continua sendo um desafio central. A Sumble propõe-se a ser a resposta para essa demanda, vasculhando uma vasta gama de fontes na internet, incluindo redes sociais, painéis de vagas, websites corporativos e registros regulatórios, para desvendar o que realmente acontece dentro das empresas-alvo.

Sumble Recebe US$38.5M e Revoluciona Inteligência de Vendas

Os idealizadores por trás da Sumble são Anthony Goldbloom e Ben Hamner, nomes conhecidos por serem os fundadores do Kaggle, uma proeminente comunidade de ciência de dados e machine learning. A abordagem da startup é fundamentada em um grafo de conhecimento complexo, impulsionado por modelos de linguagem de grande escala (LLMs), que interliga diversos pontos de dados. Conforme Goldbloom explicou em entrevista ao TechCrunch, essa metodologia resulta em uma visão abrangente dos dados tecnográficos de uma empresa. Isso inclui ferramentas tecnológicas utilizadas em diferentes departamentos, projetos em andamento ou em fase de lançamento, organograma corporativo, tecnologias que uma companhia pode estar buscando adotar e, crucialmente, quem são os contatos chave para abordar.

Diante de um panorama de mercado superpovoado por incumbentes e uma miríade de soluções de IA para representantes de desenvolvimento de vendas, a questão de se há espaço para mais uma startup é legítima. No entanto, Goldbloom demonstra confiança no sucesso da abordagem da Sumble. Ele reportou que, desde seu lançamento em abril de 2024, a empresa já conquistou 17 clientes corporativos de grande porte, como Snowflake, Figma, Wiz, Vercel e Elastic. O número total de usuários alcança dezenas de milhares, e aproximadamente 30% desses usuários assinam o plano Pro, seja individualmente ou por suas empresas. O crescimento inicial tem sido majoritariamente impulsionado pelo boca a boca, com a receita da startup apresentando um aumento de 550% ano a ano, embora detalhes específicos não tenham sido divulgados.

Goldbloom ressalta um padrão interessante de expansão dentro das empresas: “O que tende a acontecer é que nos tornamos virais dentro de uma empresa.” Ele descreve um cenário em que a plataforma evolui de um usuário para 500 usuários ativos mensais (MAUs) em um período de seis meses. A propagação, segundo ele, geralmente ocorre dentro de canais como o Slack, evoluindo de uma equipe para um escritório e, subsequentemente, por toda a companhia.

O nível de engajamento, a qualidade dos clientes adquiridos e uma robusta retenção de usuários foram fatores determinantes para atrair o interesse dos investidores. A saída do modo stealth da Sumble na quarta-feira (data do artigo original) veio acompanhada do anúncio de US$38.5 milhões em financiamento. Este montante inclui uma rodada semente de US$8.5 milhões, liderada pela Coatue, e uma série A de US$30 milhões, encabeçada pela Canaan Partners. Outros investidores notáveis incluem AIX Ventures, Square Peg, Bloomberg Beta, Zetta, além de investidores anjo de peso, como Marc Benioff, CEO da Salesforce, e Nat Friedman, ex-CEO do GitHub.

Chama a atenção a conexão pré-existente entre os fundadores da Sumble e parte do corpo de investidores. Rich Boyle, atualmente parceiro geral na Canaan, já atuava como observador do conselho no Kaggle, enquanto Bloomberg Beta e Zetta também figuravam entre os acionistas do Kaggle. É importante mencionar que Anthony Goldbloom foi co-fundador da AIX Ventures, mas afastou-se da firma no momento em que ela considerou o investimento na Sumble, garantindo a imparcialidade.

Sumble Recebe US$38.5M e Revoluciona Inteligência de Vendas - Imagem do artigo original

Imagem: techcrunch.com

Apesar da inovação, a Sumble opera em um setor com forte concorrência, enfrentando empresas consolidadas como Apollo.io, Slintel, SalesLoft, Cognism, Reply.io, ZoomInfo, HubSpot e Outreach. Essas soluções oferecem desde ferramentas pontuais mais focadas até kits de ferramentas de TI de vendas completas. Atualmente, a Sumble utiliza dados publicamente disponíveis, o que, à primeira vista, poderia permitir que outros replicassem sua estratégia. No entanto, Goldbloom enfatiza que a defensibilidade da Sumble é mais profunda do que aparenta, creditando a estrutura de seu grafo de conhecimento, que cobre aproximadamente 2.6 milhões de empresas globalmente.

“A maneira como pensamos é: quanto mais dados adicionamos ao grafo de conhecimento, mais rico será o corpus. Vemos a riqueza do grafo de conhecimento como uma enorme fonte de defensibilidade”, declarou Goldbloom. Além disso, a Sumble aposta na contínua adoção de grandes modelos de linguagem (LLMs) para escalabilidade. O grafo de conhecimento é e sempre será “muito consultável por grandes modelos de linguagem”, facilitando a interação de IA com seus dados. Conforme o especialista em inteligência artificial em vendas ressalta, isso possibilita que perguntas complexas sobre pilhas de tecnologia de empresas, por exemplo, sejam respondidas com o enriquecimento dos dados da Sumble. Acredita-se que a IA transformará significativamente o cenário dos fornecedores de dados, e ter um grafo de conhecimento estruturado para fornecer contexto aos LLMs será uma parte crucial do ecossistema de LLM.

Atualmente, o serviço é disponibilizado como um aplicativo web e por meio de uma API. Há também um plano pago que oferece recursos adicionais, como integrações com fluxos de trabalho e sistemas de CRM, além de notificações em tempo real sobre desenvolvimentos relevantes em prospects.

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A Sumble se posiciona como um player estratégico no universo da inteligência de vendas, prometendo uma revolução na forma como as equipes comerciais compreendem e se engajam com seus potenciais clientes, munindo-os de contexto relevante e acionável. A capitalização robusta reflete a confiança do mercado na capacidade da empresa de transformar os dados em insights práticos, pavimentando o caminho para o futuro da prospecção de vendas baseada em IA. Para explorar mais sobre como o mercado de startups e a economia se movimentam com tecnologias disruptivas, continue acompanhando as notícias em nossa editoria de Economia.

Crédito da imagem: Ram Iyer / TechCrunch


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