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A mais recente atualização de software, o Snap OS 2.0: Passo para Óculos AR Viáveis da Snap em 2026, foi anunciada pela Snap como um avanço fundamental para seus óculos de Realidade Aumentada (AR) Spectacles destinados a desenvolvedores. Apesar de suas características inicialmente parecerem modestas, esta versão sinaliza os planos estratégicos da empresa para o lançamento de uma versão dos óculos AR para o público geral, prevista para 2026.
Há um ano, a Snap apresentou seus Spectacles de quinta geração, um óculos AR inovador que foi disponibilizado exclusivamente para desenvolvedores. Desde então, a versão para consumidores, embora ainda sem detalhes visuais, segue no horizonte da companhia para o próximo ano. O recém-lançado Snap OS 2.0 visa estabelecer a base funcional necessária para um produto prático, afastando-se do caráter de “demonstração tecnológica” de edições anteriores.
Snap OS 2.0: Passo para Óculos AR Viáveis da Snap em 2026
As modificações implementadas no Snap OS 2.0 focam em aprimorar a usabilidade e a funcionalidade. Entre as novidades estão um navegador web mais eficiente, um aplicativo de galeria e ferramentas de tradução. Longe das experiências de AR mais lúdicas promovidas anteriormente pela Snap, estas adições buscam tornar os futuros Spectacles um item prático e integrante do cotidiano dos usuários, permitindo seu uso em diversos ambientes, para além de salas de estar ou escritórios.
Navegação Web Aprimorada
O navegador de internet recebeu otimizações para proporcionar um carregamento de páginas mais veloz e uma redução no consumo de energia. Além disso, a Snap integrou funcionalidades padrão que se espera de um navegador moderno, como marcadores e janelas redimensionáveis. A interação para inserir URLs pode ser feita por meio de um teclado virtual, que pode ser considerado um pouco desajeitado no ar, ou de forma mais prática, ditando o endereço verbalmente. Dominic Preston, jornalista que testou o recurso, relatou uma visita ao portal www.theverge.com, que carregou de forma relativamente rápida e em um formato mobile, adaptado aos controles de toque e arrasto dos óculos. Até mesmo sites que exigem mais recursos, como o YouTube, funcionaram, permitindo a transmissão de vídeos com controles de reprodução completos e acesso aos comentários.
Entretenimento e Compartilhamento Pessoal
Embora ainda não exista um aplicativo dedicado para o YouTube, a Snap concentra seus esforços em conteúdos proprietários. Agora, um novo aplicativo de galeria permite que os usuários assistam diretamente nos Spectacles aos vídeos gravados com as câmeras do próprio dispositivo, algo que não era possível até então. Outro destaque é o aplicativo Spotlight, uma plataforma que permite visualizar vídeos populares do rival do TikTok da Snapchat. Este recurso é priorizado pela empresa. Ao contrário da versão móvel, o aplicativo para os óculos possibilita que os comentários sejam exibidos em uma janela lateral, aproveitando a área adicional que a Realidade Aumentada oferece, o que pode servir tanto como um recurso final quanto um modelo para futuros aplicativos de outras plataformas sociais.
Tradução em Tempo Real via AR
A funcionalidade de tradução ao vivo com o auxílio de inteligência artificial é um dos anúncios mais chamativos, ecoando outras inovações recentes no mercado tecnológico. A Snap demonstrou duas ferramentas para este propósito. O aplicativo ‘Translation’ oferece traduções de voz para texto em mais de 40 idiomas, com a capacidade de detecção automática da língua. Embora as traduções tenham demorado cerca de 10 segundos, o que pode impactar a fluidez de uma conversação, a função de sobrepor legendas em balões de fala abaixo do interlocutor, traduzindo ou não, impressionou, adicionando um valioso recurso para pessoas com deficiência auditiva.
A outra ferramenta, ‘Super Travel’, opera de maneira similar ao modo câmera do Google Tradutor, permitindo que o usuário selecione texto em seu campo de visão para obter a tradução. Atualmente, a tradução é exibida em uma janela separada. Entretanto, a expectativa é que futuras versões incorporem a tradução diretamente sobre o texto original, aumentando sua utilidade prática, por exemplo, para decifrar cardápios em viagens internacionais.
Esses novos aplicativos representam uma colaboração entre o desenvolvimento interno da Snap e a comunidade de desenvolvedores terceirizados, que desempenhará um papel crucial no sucesso dos Spectacles. A Snap precisa provar sua capacidade de lidar com a infraestrutura para um sistema operacional AR robusto. Contudo, o verdadeiro progresso depende do engajamento de mais desenvolvedores para expandir a plataforma. A demonstração de hoje serve, portanto, como um convite para que a comunidade se una à visão da Snap.
Desafios Atuais do Hardware
Toda a inovação de software dos óculos AR ainda depende do hardware. A versão atual dos Spectacles para desenvolvedores é caracterizada por seu volume, design pouco atraente e desconforto após poucos minutos de uso. Além disso, a duração da bateria é limitada a aproximadamente 45 minutos. Qi Pan, diretor de engenharia de visão computacional da Snap, destacou que a bateria é um dos desafios mais significativos para esse tipo de dispositivo que não utiliza baterias externas.

Imagem: Dominic PrestonCloseDominic PrestonNews via theverge.com
A própria empresa reconhece que o hardware atual não está preparado para competir com alternativas como os óculos inteligentes da Meta, que, embora ofereçam menos recursos AR, são mais discretos graças às parcerias com marcas como Ray-Ban e Oakley. A Snap ainda não divulgou detalhes sobre a próxima geração de seus Spectacles para o consumidor final, exceto que chegarão no próximo ano e terão um custo inferior ao do Apple Vision Pro. Pan enfatiza que o próximo modelo deverá ser mais compacto, elegante e com maior autonomia de bateria.
Software em Refinamento e a Visão da Snap para o Futuro
Assim como o hardware, o software também é um projeto em andamento. Os controles por gestos ainda apresentam imprecisões, levando a cliques acidentais e rolagem inconsistente, e a experiência de digitar no ar ainda é complexa. Contudo, a Snap tem meses pela frente para aprimorar seu sistema operacional e aprimorar os aplicativos. No momento, o mais importante é a visão macro: o que os óculos AR representam e por que a criadora do Snapchat, em particular, deveria ser a empresa a oferecê-los ao público.
De acordo com o CEO Evan Spiegel, a visão é de um novo tipo de computador, com a inteligência artificial como seu pilar central. Este dispositivo seria capaz de compreender o usuário, suas atividades e quem está interagindo com ele, oferecendo uma experiência personalizada, contextual e, acima de tudo, compartilhada.
A Proposta da Snap: AR Social e Colaborativo
É a dimensão “compartilhada” que parece estar no coração da estratégia da Snap para os Spectacles. Pan enfatiza o desejo da Snap de evitar o isolamento social frequentemente associado à Realidade Virtual (VR), preservando a percepção do mundo exterior e garantindo que o contato visual não seja perdido. Esta filosofia ressoa com a história da empresa como um aplicativo social, um traço que parece permear sua essência, de uma forma que, para o jornalista, não é tão evidente na Meta atualmente.
As atualizações do Snap OS 2.0, embora não incluam recursos sociais deslumbrantes além do suporte ao Spotlight, demonstram que o aspecto social já estava intrínseco desde o início, com demos multiplayer e lentes AR divertidas. Notavelmente, não há sinais de uma proposta similar à da Apple, que visa integrar a vida profissional à Realidade Aumentada. A ideia da Snap, segundo Pan, é aprimorar sutilmente a realidade existente, sem retirar o usuário dela.
A introdução do Snap OS 2.0 representa um passo crucial para a Snap no desenvolvimento de óculos AR acessíveis e integrados ao cotidiano. Com melhorias significativas em áreas como navegação e tradução, e uma clara visão de um futuro onde a AR potencializa, em vez de substituir, as interações humanas, a empresa se posiciona para um lançamento consumidor em 2026 que promete inovar. Para saber mais sobre tendências tecnológicas e análises, visite a seção de Análises do nosso site.
Crédito da imagem: Dominic Preston / The Verge
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